Campanha de prevenção ao câncer de mama terá ações diárias nas UBSs de Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Outubro Rosa03/10/2020 | 10h04Atualizada em 03/10/2020 | 10h04

Campanha de prevenção ao câncer de mama terá ações diárias nas UBSs de Caxias do Sul

Quinze casos já foram registrados neste ano na cidade

Campanha de prevenção ao câncer de mama terá ações diárias nas UBSs de Caxias do Sul Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

Ao contrário de anos anteriores, quando as ações do Outubro Rosa eram concentradas em um único dia, neste ano a campanha será diária nas unidades básicas de saúde de Caxias do Sul. A mudança tem o objetivo de evitar aglomerações e prevenir o contágio do coronavírus. Cartazes nos postinhos alertam para a importância da prevenção e quem procura a unidade é convidada a realizar os exames preventivos.

— A mama deve ser examinada uma vez por ano por um profissional, mas a mulher pode fazer o autoexame mensalmente. Espera passar o ciclo menstrual, se ainda menstrua, observa sua mama. Algum inchaço, irritação, nódulo, alguma dor que não alivia após o ciclo menstrual, mamilo que não era invertido e passou a ser invertido e vermelhidão podem ser sinais de que é preciso um diagnóstico mais precoce. Se o diagnóstico for precoce, tem 90% de chance de cura — alertou a diretora da Saúde da Mulher da Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul, Vanessa Bosi de Lima Almeida, em entrevista ao Gaúcha Hoje da Gaúcha Serra neste sábado (2).

O câncer de mama é o mais incidente no sexo feminino. Conforme Vanessa, o Instituto Nacional do Câncer estima mais de 66 mil casos novos neste ano e em torno de 17 mil mortes no país. Em Caxias do Sul, no primeiro semestre deste ano, 15 casos já foram confirmados. Em 2019, foram 153 casos suspeitos e 36 confirmados.

— A gente sabe que a pandemia pode ter atrasado um pouco esses diagnósticos: as mulheres deixaram de procurar o atendimento de saúde, houve algumas restrições, então alguns diagnósticos mais tardios podem acontecer. A expectativa da Secretaria da Saúde é de que ao longo deste ano, assim como em anos anteriores, em torno de 17 mil mamografias sejam feitas — acrescenta.

Em Caxias, a mamografia é oferecida pelo SUS para mulheres com idade a partir dos 40 anos. Quem tem caso na família ou alguma alteração genética deve fazer o rastreamento a partir dos 30 ou antes.

Leia também
Saiba por que Veranópolis terá só um candidato a prefeito
Vacinação contra pólio e atualização de cadernetas começam na segunda-feira
Representantes do NOVO na disputa eleitoral de Caxias têm reunião com Simplás

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros