Três projetos irão disputar votos da população da Serra na Consulta Popular 2020 - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Prioridades30/09/2020 | 10h29Atualizada em 30/09/2020 | 10h29

Três projetos irão disputar votos da população da Serra na Consulta Popular 2020

Setores definidos para recebimento de verbas do governo são nas áreas de agropecuária, indústria e turismo

Três projetos irão disputar votos da população da Serra na Consulta Popular 2020 Félix Zucco/Agencia RBS
Foto: Félix Zucco / Agencia RBS

As propostas que serão votadas neste ano pelos moradores da Serra gaúcha foram definidas pelo Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) da região após decisão do grupo na última segunda-feira (28). A Consulta Popular 2020 será focada em três projetos: apoio a agricultura familiar; apoio ao setor industrial para desenvolvimento de produtos com uso de grafeno e implantação do Observatório de Turismo da Serra. Entre os dias 26 de outubro e 3 de novembro, a população poderá eleger dois dos três itens por meio de votação virtual. São 32 municípios da região convidados a participar do processo.

Os dois setores eleitos irão receber uma quantia de R$ 628 mil que será paga em duas partes, em 2021 e 2022, segundo informações da presidente do Corede Serra, Monica Mattia. Para todo o Estado, o valor previsto é de R$ 20 milhões.

— Convidamos todos os cidadãos, trabalhadores, profissionais liberais e setor empresarial a participar da Consulta Popular escolhendo um dos projetos. Para ser eleito, o projeto precisa ter no mínimo 1% do número total de votos da região — explica Monica.

Para participar é necessário entrar no site da Consulta Popular e digitar o número do título eleitoral antes de clicar no projeto escolhido.

Desde 2019, o governo Eduardo Leite retirou itens de saúde, segurança e educação por considerar que os setores são obrigação constitucional do Estado. A consulta, desta forma, tem como base os setores produtivos, que geram emprego e renda.

Até o dia 6 de outubro os Coredes realizam assembleia online. De 8 a 12 de outubro haverá a homologação dos projetos definidos das cédulas de votação para que a consulta seja aberta à população em 26 de outubro. Os 32 municípios da região englobam Caxias, Bento e Farroupilha,  os três maiores.

Leia também
Rua Marechal Floriano, em Caxias, tem novas restrições a partir desta quarta-feira

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros