Tecidos e Artefatos Kalil Sehbe em 1966 - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Memória11/09/2020 | 07h00Atualizada em 11/09/2020 | 18h18

Tecidos e Artefatos Kalil Sehbe em 1966

Antigo cartão-postal foi parar em um blog de fãs de carros antigos devido aos clássicos Simcas estacionados em frente ao prédio

Tecidos e Artefatos Kalil Sehbe em 1966 Cartão-postal da empresa Tecidos e Artefatos Kalil Sehbe S/A/Reprodução
Um "show de Simcas" na esquina da Sinimbu com a Marechal Floriano em 1966 Foto: Cartão-postal da empresa Tecidos e Artefatos Kalil Sehbe S/A / Reprodução

Postais antigos de Caxias seguidamente ganham espaço em blogs sobre as mais diversas curiosidades, abrangendo desde registros do Centro, pontos turísticos, paisagens, fábricas e grandes empresas. No caso da Tecidos e Artefatos Kalil Sehbe S.A. e da lendária Lojas Alfred, na esquina da Sinimbu com a Marechal Floriano, um postal de 1966 destacou-se por outro motivo: a fileira de Simcas.

Simca Show agita Caxias do Sul em 1965
A trajetória do libanês Alfred Sehbe
Tiffany's, o bar inesquecível do Alfred Palace Hotel
Rádio Caxias no Edifício Sehbe em 1950

Basta acessar o site Antigos Verde Amarelo, mantido pelo apaixonado por carros de época Guilherme da Costa Gomes. 

Morador de Brazópolis, no sul de Minas Gerais, Guilherme postou, em uma publicação de janeiro de 2013, a foto com a legenda “Show dos Simcas ”, a partir do envio do postal pelo senhor Elemar Altermann. Na legenda, Guilherme assim descreve o conjunto:

Destaque para o Simca Jangada 1962/63 vermelho na esquina; à sua frente, Simca Rallye Especial Emi-Sul, na cor “Azul Horizonte metalizado”, segundo o Tato, referência no assunto “Simca”. À frente da “Azul Horizonte”, outro raro Simca Jangada. Como não poderia faltar, o VW Fusca está presente, mas apenas um! Aparece também DKW-Vemag, Rural Willys e uma Ford F-350 1960 azul e branca, com carroceria baú bastante bonita.

Leia mais
Ícone da elegância em vestir, Kalil Sehbe transformou a indústria têxtil em Caxias

O mais curioso é que a foto despertou uma enxurrada de comentários, referentes não apenas aos modelos, mas ao prédio e ao calçamento de paralelepípedos. Entre tantos leitores identificados como “anônimos”, um deles, provavelmente morador de Caxias e conhecedor da empresa na época, identificou os carros um a um, citando, inclusive, os respectivos proprietários.

Os carros e seus donos

Em 16 de maio de 2013, alguns dias após a postagem da foto, um “anônimo” prestou os devidos esclarecimentos sobre a imagem - o endereço chegou a ser confundido por alguns leitores com esquinas de Porto Alegre e Salvador. Confira o texto original abaixo:

A foto é de 1966, tirada para um cartão-postal da empresa Tecidos e Artefatos Kalil Sehbe S.A., produtos com a marca Alfred, de Caxias do Sul. Rua Marechal Floriano esquina com Sinimbu. Fundada em 1927. O grupo de empresas chegou a contar com 8 mil funcionários - entre elas as Lojas Alfred, Alfred Nordeste (da Av. Fernandes da Cunha, em Salvador) e o Lanifício Sehbe, de Galópolis, além dos Hotéis Alfred. O nome dos proprietários:

:: A Jangada vermelha era do Vasco Fanchin 
:: A
Jangada azul era do Ivan Marcon
:: O
Tufão Rallye 66 verde era do dr. Jorge Sehbe
:: O Tufão marrom era do Miguel Sehbe
:: A
Rural era do dr. Nelson Gallas
:: O
DKW, do Dario Lopes
:: O
VW azul (Fusca), do Idílio Farina
:: O
caminhão era uma Ford 350 da empresa

A revenda de Caxias foi umas das mais destacadas da Simca no Brasil: Auto Nordeste, da família de Francisco Stedile (Fras-Le e Agrale).

Leia mais
A obra empresarial de Francisco Stedile
Amabile Zanandrea Stedile: uma trajetória eternizada
José Angeli e duas histórias de bastidores para recordar
Interior da Auto Mecânica em 1952
A chegada da Romi-Isetta a Caxias em 1958
Grupo Alfred: a indústria caxiense atuante na Bahia
Lojas Alfred nos desfiles da Festa da Uva

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros