Primórdios do Hospital Del Mese, na Avenida Júlio - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Memória12/09/2020 | 07h00Atualizada em 12/09/2020 | 07h00

Primórdios do Hospital Del Mese, na Avenida Júlio

Localizada entre as ruas Marechal Floriano e Moreira César, casa de saúde inaugurou em 14 de setembro de 1939

Primórdios do Hospital Del Mese, na Avenida Júlio Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami / Divulgação/Divulgação
Anos 1960: o primeiro casarão que abrigou o Hospital Del Mese, na Júlio, entre as ruas Marechal Floriano e Moreira César Foto: Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami / Divulgação / Divulgação

Referência na área da saúde desde seu surgimento, em 1936, o antigo Hospital Del Mese tem uma breve parte de sua história revisitada às vésperas da inauguração do novo Centro da Criança de Caxias do Sul, neste domingo (13), em evento online a partir das 19h. Trata-se de mais um investimento do grupo Fátima Saúde junto ao Centro Clínico Del Mese, exatamente onde a pioneira casa de saúde funcionou.

O hospital iniciou suas atividades em 15 de agosto de 1936, três anos antes da inauguração oficial, em 14 de setembro de 1939. Foi quando o semanário “A Época” destacou, em sua capa de 17 de setembro, o surgimento do “estabelecimento que honra Caxias e o Estado”, a partir da iniciativa do médico italiano Renato Del Mese:

“Teve lugar quinta-feira última, dia 14, a bênção cerimonial do Hospital Dr. Renato Del Mese, de propriedade desse reconhecido cirurgião, ato que procedeu a inauguração dos serviços cirúrgicos e clínicos do novo hospital. Finda a cerimônia inaugural, em uma das dependências do edifício, foram servidos aos presentes doces e uma taça de champagne. À tarde, pelo dr. Sondrino Mario Fredda, médico legista da 1ª Região Policial do Estado, foram feitas as primeiras operações no novo estabelecimento, as quais tiveram feliz resultado”.

Conforme o texto de 1939, já no primeiro dia, oito pacientes aguardavam a mesa de operações. A reportagem também destacava a infraestrutura:

“O novo hospital acha-se otimamente aparelhado, podendo-se afirmar ser um dos melhores e mais modernos de nosso Estado, sendo que todo o material nele empregado é do mais aperfeiçoado e das melhores procedências. Felicitamos, assim, o dr. Renato Del Mese por ter dotado Caxias de mais uma casa hospitalar, que de sobremodo a honra”.

Na foto abaixo, a reprodução do jornal com a matéria original. Na sequência, uma imagem do início dos anos 1940, destacando o trecho da Júlio entre a Marechal Floriano e a Moreira César, onde o hospital surgiu (à esquerda).

Leia mais
Ruas de Caxias: o antes e o depois das obras em 1940
Uma esquina em obras nos anos 1940
Caxias de outros tempos: teste seus conhecimentos 

Obras de rebaixamento e pavimentação da Av. Júlio de Castilhos entre as ruas Marechal Floriano e Moreira César, defronte ao Hospital Del Mese - Administração do prefeito Dante Marcucci (Diretor de Obras José Ariodante Mattana). Caxias do Sul, entre 1935 e 1938.<!-- NICAID(12249578) -->
Anos 1940: a Av. Júlio de Castilhos, entre as ruas Marechal Floriano e Moreira Cesar (em primeiro plano). À esquerda, o casarão de alvenaria do antigo Hospital Del Mese (atual Centro Clínico Del Mese)Foto: Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami / divulgação

Leia mais
Hospital Pompéia: livro resgata a história do Pio Sodalício das Damas de Caridade
Berçário do Hospital Pompéia nos anos 1960
Hospital Pompéia: o palacete das Damas de Caridade em 1947 

Novas demandas 

O início do hospital também foi detalhado pela autora Edlaine Cristina Rodrigues de Almeida em sua dissertação de Mestrado “História da Escola de Enfermagem Madre Justina Inês: Uma Instituição de Ensino Superior Formando Enfermeiras em Caxias do Sul/RS (1957-1967). O trabalho foi apresentado em 2012 e integrou a linha de pesquisa História e Filosofia da Educação, do Mestrado em Educação da Universidade de Caxias do Sul.

“Mantinha, inicialmente, em sua área física, duas salas cirúrgicas e 12 leitos com a finalidade de atender à clientela específica do fundador. Em 1º de julho de 1957, com o aumento da demanda de pacientes, foi ampliada a área física do hospital e mudada a razão social para Renato Del Mese & Filho. No ano de 1960, quando atingia uma capacidade para 50 leitos, ocorreu o falecimento do fundador, passando a ser administrado pela viúva Hilda Del Mese. Em 1970, a administração passou para os contratados, sendo que, em 1982, foi construída a UTI e ampliado o número de leitos. Nos últimos tempos de funcionamento, o hospital dispunha de 80 leitos, quatro salas de cirurgia, UTI e serviços anexos de Farmácia, Laboratório de Análises Clínicas e Serviço de Radiologia. 

Leia também
Hospital Saúde: um prédio com vocação para hospedar e ensinar 

Anos 1940: Renato e Hilda Del Mese (ao fundo, à direita) durante um almoço na casa do médico Jayme RösslerFoto: Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami / Divulgação

Um almoço nos anos 1940  

Na imagem acima, de meados dos anos 1940, vemos Renato De Mese durante um almoço de confraternização na residência do dr. Jayme Romeo Rössler, médico e ex-prefeito de Farroupilha entre 1952 e 1955. 

A partir da esquerda estão Sueli Bertuol, Alda Gomes Rössler, Edison Renato Rössler, Jayme Romeu Rössler, Renato, a esposa Hilda Del Mese e a pianista e professora de música Dyna Braghirolli, tendo em seu colo a menina Marilice Bertuol (filha de Sueli).

As informações para esta imagem foram prestadas ao Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami por Vania Tonietto Brugalli. Em 2019, Vania auxiliou na organização do livro História da Medicina de Farroupilha, do médico João Carlos Rössler (filho de Jayme).

O casarão construído posteriormente, em meados dos anos 1970, onde hoje situa-se o Centro Clínico Del MeseFoto: Studio Geremia, Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami / Divulgação

Evolução  

Desde a década de 1930, o endereço do antigo Hospital Del Mese, na Avenida Júlio de Castilhos, 2.307, passou por uma série de modificações, que alteraram radicalmente o cenário daquele trecho, conforme vê-se nas fotos acima. 

Toda a antiga estrutura foi ressignificada pelo Fátima Saúde e por outras empresas, como o MarcoSaúde (plano de saúde fruto da parceria entre a Marcopolo e o Fátima), e os laboratórios Alfa e Vero Dellaudo, que hoje ocupam o prédio - batizado de Centro Clínico Del Mese em homenagem ao médico.

A saber: nos primórdios do hospital, a ala que agora renasce na forma de um Centro da Criança abrigava salas cirúrgicas. 

Leia mais
Parteira Ana Rochetti, a mãe de Caxias
Ana Rochetti: lembranças dos primeiros anos de vida
Médico Augusto Caetano Sartori: um século de histórias
Origens do Pompéia: a Casa de Negócios de Stefano Luigi Alberti
Hospital Pompéia: os 50 anos do Pio Sodalício em 1963
Busto de Dom José Barea, no jardim do Hospital Pompéia, em 1966
Romulo Carbone: um aniversário para recordar
Um relicário para Lucia Carbone
Um almoço no Caxias Hotel em 1947
Gastronomia e hotelaria: uma história de 70 anos 

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros