Poucas instituições de ensino médio e superior devem retornar às atividades nesta segunda-feira, em Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Educação20/09/2020 | 19h41Atualizada em 20/09/2020 | 19h47

Poucas instituições de ensino médio e superior devem retornar às atividades nesta segunda-feira, em Caxias do Sul

Conforme o calendário do governo do Estado, escolas, faculdades e universidades poderiam retomar aulas presencias a partir do dia 21 de setembro

Poucas instituições de ensino médio e superior devem retornar às atividades nesta segunda-feira, em Caxias do Sul Porthus Junior/Agencia RBS
Tendência das instituições de Ensino Superior é por aulas online Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

A partir de segunda-feira (21) estão autorizadas as atividades presenciais para as instituições de Ensinos Superior e Médio em escolas particulares e técnicas do Rio Grande do Sul. A liberação respeita o calendário pré-estabelecido pelo governo do Estado, cuja flexibilização iniciou com as escolas privadas de educação infantil, no dia 8 de setembro. Seguem proibidos de retornar os alunos do Ensino Fundamental, cuja liberação ocorre nos dias 28 de outubro (para os anos finais) e no dia 12 de novembro (anos iniciais). Também permanecem impedidos de retomada as escolas municipais (sem previsão) e estaduais (a partir de 13 de outubro). Todas as escolas precisam respeitar normas sanitárias e de distanciamento definidas pelo governo.

Leia mais
Governo propõe retomada gradual das aulas presenciais a partir de 8 de setembro, começando pela Educação Infantil

Para o retorno das atividades do Ensino Médio e técnicas é necessário obter aprovação de plano de contingência dos Centros de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE) das prefeituras. Em Caxias do Sul, nove escolas encaminharam a documentação e até a tarde da última sexta-feira (18) oito delas foram autorizadas a retomar. São elas: Madre Imilda, Murialdo, La Salle Caxias, La Salle Carmo, São João Batista, São José, Caminhos do Saber/Impulso e São Carlos. 

Boa parte das liberações aconteceu ao longo da sexta-feira (18), entretanto, algumas instituições optaram por voltar às aulas presenciais nos próximos dias.

– Estávamos aguardando a aprovação do plano de contingência desde o início de agosto, mas não havíamos recebido ainda. Estamos preparando o retorno para o dia 28 (de setembro), pois precisamos informar pais e professores e organizar a volta – revela a diretora do São José, Renata Segat, que afirma que 75% dos pais preferiram o retorno presencial conforme pesquisa realizada pela instituição.

Situação semelhante é vista na Escola Caminho do Saber, que retornará às aulas amanhã.

– Segunda-feira (21) faremos reunião com professores e funcionários. À noite, faremos reunião virtual com os pais e iniciaremos na terça (22) – explica a proprietária, Maristela Chiappin.

O Murialdo informou que não pretende voltar com aulas presenciais neste primeiro momento. La Salle também não retornará nesta segunda-feira e não confirmou a data oficial do retorno.

A reportagem não conseguiu contato com as escolas São João Batista e Madre Imilda. O Colégio São Carlos não quis confirmar à reportagem o dia exato do retorno das aulas presenciais. Em vídeo, divulgado no Facebook, no entanto, a instituição confirma a retomada das atividades presenciais já nesta segunda-feira.

Cuidados e orientações do governo do Estado

Transporte escolar, refeitórios e salas de aula precisam respeitar distanciamento mínimo entre os alunos, uso de máscara e máximo de 50% de alunos em sala de aula (sempre nos mesmos grupos para facilitar o rastreamento de contactantes, se houver caso positivo).

Para evitar aglomerações, as escolas deverão estabelecer horários diferenciados de entrada e saída da turmas. Os turnos de aula serão reduzidos para higienização adequada dos espaços;

Todos os alunos terão a temperatura aferida antes de ingressar na instituição - no caso de temperatura igual ou superior a 37,8 graus, o estudante não poderá entrar na escola e será orientado sobre o acompanhamento dos sintomas. 

Pais ou responsáveis terão de entregar, diariamente, uma declaração de ausência de sintomas gripais.

Situação das escolas em Caxias do Sul
Estão autorizadas a retornar: Madre Imilda, Murialdo, La Salle Caxias, La Salle Carmo, São João Batista, São José, Caminhos do Saber/Impulso e São Carlos. Pais e estudantes devem contatar as instituições para se informar sobre o retorno.

Situação das universidades em Caxias do Sul
Universidade de Caxias do Sul (UCS)
: decidiu que as atividades presenciais teóricas dos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu continuarão sendo realizadas de forma online síncrona até o final do ano. As atividades práticas das disciplinas permanecerão acontecendo conforme as propostas encaminhadas pelas Áreas do Conhecimento, com a validação do Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação Local (COE-E) da UCS.

Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG): desde o dia 10 de agosto vem retomando de forma gradual e organizada os estágios práticos dos estudantes formandos dos cursos da área de Saúde. Desde 14 de setembro retomou com todas as atividades práticas presenciais, mas grande parte das aulas seguem ocorrendo de forma remota.

Uniftec: os cursos presenciais continuarão ocorrendo na modalidade online, seguindo o modelo síncrono com a plataforma digital que já vem sendo utilizada ao longo do ano. Além disso, obedecendo todas as normas e protocolos de segurança, serão realizadas atividades práticas presenciais, de algumas disciplinas, em alguns cursos. Os estudantes destas disciplinas serão avisados e orientados pelas coordenações do seu curso.

Faculdade Fátima: a instituição informou que manterá aulas remotas até o final do ano.

Faculdade Murialdo (Famur): comunicou que as aulas de graduação e extensão continuarão no formato online síncrona até o final do período letivo 2020/2. As atividades práticas necessárias para a formação dos acadêmicos, principalmente as que integram o final de curso, deverão ser autorizadas pela direção da Famur.

Anhanguera: informa plano de retomada parcial e aumento gradativo de percentual. Os estágios dos cursos de saúde já retornaram na segunda quinzena de julho e informa que as aulas práticas estão em andamento na faculdade, bem como a retomada do funcionamento, em regime reduzido, de suas clínicas de saúde. Além disso, seguindo normas estabelecidas, o atendimento administrativo retornou em 25% da capacidade, de modo que nosso aluno também recebe atendimento na secretaria acadêmica conforme agenda seu horário.  

Situação das escolas pela região

Garibaldi: Colégio Sagrado Coração de Jesus continuará com aula remota até o final do setembro. Terá aulas presenciais apenas em outubro.

São Marcos: O Colégio Mutirão retornará na segunda-feira (21) com as aulas.

Bento Gonçalves: Reiniciam as atividades presenciais, na segunda-feira (21), na Escola Municipal Alfredo Aveline. O Colégio Aparecida deve retornar na quarta-feira, 23.

Leia também
Fiscalização fecha três bares e flagra aglomerações no interior de Caxias do Sul
Chamada por aplicativo e ônibus elétricos: o que está previsto na nova concessão do transporte coletivo em Caxias
Número de casos de covid-19 na região em setembro segue no mesmo patamar do final de agosto


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros