Mesmo com autorização dos municípios, parte das escolas da Serra adia volta às aulas do Ensino Médio - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Rede particular21/09/2020 | 14h54Atualizada em 21/09/2020 | 16h14

Mesmo com autorização dos municípios, parte das escolas da Serra adia volta às aulas do Ensino Médio

Em Caxias do Sul e Bento Gonçalves, há escolas reabertas nesta segunda-feira; por outro lado, em Farroupilha e Vacaria, instituições ainda não retornaram

Mesmo com autorização dos municípios, parte das escolas da Serra adia volta às aulas do Ensino Médio Porthus Junior/Agência RBS
Em Bento, escola da rede municipal voltou às aulas nesta segunda-feira Foto: Porthus Junior / Agência RBS

Os quatro municípios mais populosos da Serra autorizaram a volta às aulas presenciais da rede particular de Ensino Médio. Além de Caxias do Sul e Bento Gonçalves, onde já há escolas reabertas, Farroupilha e Vacaria também permitem o retorno das atividades a partir desta segunda-feira (21). No entanto, nenhuma escola dessas cidades terá a presença de alunos desse nível de ensino por enquanto.  

Em Farroupilha, são duas instituições da rede particular que atendem aos estudantes desta faixa. A Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) tem apenas uma turma de terceiro ano, com 15 alunos. Segundo uma pesquisa feita pelo colégio, 14 deles querem voltar para as aulas presenciais e, assim, a previsão é que isso ocorra na próxima segunda-feira (28). Já o Colégio Nossa Senhora de Lourdes, que tem 97 alunos matriculados no Ensino Médio, tem uma baixa adesão para o retorno presencial e, por isso, decidiu esperar. O terceiro ano é o que teve maior manifestação de desejo de volta, com oito estudantes.  

— Como tem uma vontade de poucos alunos retornarem, nesse primeiro momento, ainda não voltaremos. Mas a gente vai retornar, sim. Em outubro, com certeza, estaremos retornando — explica a diretora Salete Finimundi Gasperin. 

Leia mais
Com música e cheios de expectativa, alunos do ensino médio voltam às aulas presenciais em colégio de Caxias
Ansiedade, alegria e apreensão marcam retorno de alunos do ensino médio em escola de Bento Gonçalves

Em Vacaria, são duas escolas de Ensino Médio e um decreto municipal autoriza a reabertura, mas antes é preciso ter o plano de contingência aprovado e passar por uma vistoria do Comitê de Operações de Emergência (COE). Conforme a presidente do COE, Janete Alves Duarte, essas duas etapas ainda não foram vencidas pelas instituições do maior município dos Campos de Cima da Serra: 

— Nenhuma delas demonstrou interesse em voltar até agora — conta. 

Outras cidades da Serra que também autorizaram o retorno são Garibaldi e Carlos Barbosa. Duas turmas de pós-graduação da Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul (Fisul), de Garibaldi,  com 19 e 13 alunos cada, retomam as atividades nesta terça (22) e quarta-feira (23).  As turmas dos cinco cursos de graduação estão com autonomia para decidir se retomam as aulas presenciais ou continuam com as remotas. Segundo o diretor Roberto Macagnan, a maioria ainda não vai voltar porque há alunos que moram em cidades como Carlos Barbosa, Salvador do Sul e Coronel Pilar e dependem de transporte.

— Do ponto de vista de segurança sanitária, está tudo pronto, mas estamos esbarrando na logística. Como esses transportes também atendem alunos de faculdades em Bento Gonçalves e Caxias do Sul, e nesses lugares as aulas ainda não voltaram, tem essa dificuldade — explica Macagnan.

Ainda em Garibaldi, o Colégio Sagrado Coração de Jesus deve voltar às atividades em outubro, segundo a prefeitura. 

Em Carlos Barbosa, existe apenas uma escola de Ensino Médio, que já está autorizada pelo município a retornar. No entanto, o Colégio Santa Rosa tem previsão de reabertura desta etapa de ensino apenas na semana que vem. O secretário municipal da Educação, Fabiano Taufer, explica que a decisão de permitir a volta foi baseada no fato de que o número de alunos é pequeno: 

— É na mesma linha do que a gente fez com a Educação Infantil, com um contingente pequeno de alunos, para a gente ter uma visão do retorno às aulas na pandemia. Quando chegar o momento da escola pública, daí já muda de figura. 

Outras três cidades da Serra, que compõem o quadro das nove mais populosas da região, não autorizaram o retorno do Ensino Médio por enquanto: Flores da Cunha, Canela e Gramado

Leia também
Secretário de Obras de Vacaria morre em acidente na BR-285
Com restrições, eventos como feiras e congressos poderão ser realizados a partir desta semana
Poucas instituições de ensino médio e superior devem retornar às atividades nesta segunda-feira, em Caxias do Sul

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros