Cônsul do Japão no Rio Grande do Sul visita Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Estreitando laços24/09/2020 | 18h41Atualizada em 28/09/2020 | 13h22

Cônsul do Japão no Rio Grande do Sul visita Caxias do Sul

Takashi Yokoyama esteve na Câmara, prefeitura e na Associação de Língua e Cultura Japonesa da cidade

Cônsul do Japão no Rio Grande do Sul visita Caxias do Sul João Pedro Bressan/Divulgação
Takashi foi recebido pelo prefeito Flávio Cassina na sede do Executivo Municipal Foto: João Pedro Bressan / Divulgação

O novo cônsul do Japão em Porto Alegre, Takashi Yokoyama, esteve visitando a cidade de Caxias do Sul nesta quinta-feira (24). De manhã, o diplomata japonês esteve no Poder Legislativo, conversando com os vereadores com o propósito de fortalecer o relacionamento entre o Japão e Caxias do Sul.

Também durante a manhã, Takashi foi recebido pelo prefeito Flávio Cassina na sede do Executivo da cidade. O cônsul presenteou o líder municipal com o saquê, bebida tradicional do país oriental, enquanto Cassina retribuiu com um suco de uva, típico da região.

Leia mais
Vinhos da Serra Gaúcha são premiados no Japão

Durante a tarde, o diplomata esteve visitando a Associação de Língua e Cultura Japonesa de Caxias do Sul, no bairro Cinquentenário. Ele foi recepcionado pelo presidente Teruhisa Takanashi, pela diretora Jussara Lima de Campos, pelo sensei Natsumi Yishida e pelos senpais Lahari de Campos e Joé de Campos.

Em conversa com a reportagem, Takashi afirmou que está impressionado com o crescimento econômico do município, pois desde que a cidade foi fundada a produção industrial contribuiu no desenvolvimento econômico notavelmente.

— Sendo a segunda maior cidade do Rio Grande do Sul, Caxias do Sul tem bastante potencial e apresenta comprometimento o que fortalece o relacionamento do Japão com o Brasil a nível empresarial. Muitas montadoras japonesas no Brasil compram peças de fabricantes de Caxias do Sul— conta Takashi, mesclando o português com o espanhol.

O cônsul do Japão no Estado classifica o Rio Grande do Sul como independente pelo tamanho da sua economia e pela forte produção agrícola. Ele comenta ainda que a cultura gaúcha é diferenciada do resto do país, por possuir uma pluralidade. 

De acordo com o presidente da Associação, Teruhisa Takanashi, os estudantes universitários que querem estudar no Japão devem fazer a solicitação da bolsa de estudos ao governo japonês por meio do Consulado de Porto Alegre que realiza uma seleção anual, o que não impede o estudante de buscar outras alternativas particularmente.

Leia também
Representantes de entidades da Serra apresentam projetos de infraestrutura a ministérios, embaixadas e Congresso Nacional
Sem reforma e com pandemia, prefeitura de Caxias não tem prazo para reposição de marco zero na praça Dante
Mesmo após fim da greve dos Correios, clientes de Caxias ainda precisam ter paciência até normalizar entregas 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros