Com música e cheios de expectativa, alunos do ensino médio voltam às aulas presenciais em colégio de Caxias - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Protocolo aprovado21/09/2020 | 12h15Atualizada em 21/09/2020 | 12h49

Com música e cheios de expectativa, alunos do ensino médio voltam às aulas presenciais em colégio de Caxias

Pelo menos oito escolas estão aptas a retornar a partir desta semana

Com música e cheios de expectativa, alunos do ensino médio voltam às aulas presenciais em colégio de Caxias Antonio Valiente/Agencia RBS
Metade dos alunos do São Carlos retornou nesta segunda-feira aos encontros presenciais Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

A entrada e os corredores do Colégio São Carlos, em Caxias do Sul, em nada pareciam com uma típica volta às aulas nesta segunda-feira (21). A aglomeração de alunos que costumavam se reencontrar se abraçando foram substituídos por acenos de longe. A sensação de quietude em função dos protocolos em tempos de pandemia foi quebrada pelo violão do professor Edson Leite, 60 anos. O prof Edinho, como é conhecido pelos alunos, cantava, logo no início da manhã, por volta das 7h, Dias Melhores da banda Jota Quest, no principal acesso ao interior da escola.

— Estamos recepcionando o aluno com toda alegria para que nós tenhamos um ótimo dia. A música é uma linguagem universal e traz alegria a todos. Para alegrar os corações, só uma canção — disse antes de encerrar a apresentação no saguão e seguir para ministrar a primeira aula de geografia presencial em tempos de distanciamento.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL (21/09/2020)Colegio São Carlos em Caxias do Sul volta às aulas presenciais. na foto, Professor edson leite, 60. (Antonio Valiente/Agência RBS)<!-- NICAID(14597090) -->
Professor Edinho alegrou recepção dos alunosFoto: Antonio Valiente / Agencia RBS

O Colégio São Carlos, no bairro São Pelegrino, é um dos únicos a retomar as aulas pelo calendário proposto pelo governo estadual para o Ensino Médio. Para isso, precisou ter protocolos de planos de contingência aprovados pela prefeitura. Entre as regras estão o distanciamento em sala de aula e ocupação de 50% da capacidade. Nos corredores, os alunos seguem caminhos diferentes para entrada e saída, assim não há acúmulo de pessoas nos acessos. Cumprir as exigências pode parecer cansativo, mas o esforço vale a pena se comparado com a saudade de frequentar uma sala de aula, como diz Bruna Gutierrez, 17 anos.

— É estranho voltar depois de tanto tempo, mas é uma sensação muito boa porque gosto muito de estar no colégio e ver meus colegas e os professores. Estou bem ansiosa e otimista! — disse ao chegar para as aulas de História, Química, Educação Física e Inglês previstas para o dia na turma no 2º ano do Ensino Médio.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL (21/09/2020)Colegio São Carlos em Caxias do Sul volta às aulas presenciais. Na foto, Bruna gutierrez, 17. (Antonio Valiente/Agência RBS)<!-- NICAID(14597061) -->
Bruna Gutierrez se dizia ansiosa para rever amigosFoto: Antonio Valiente / Agencia RBS

Outro aluno que não via a hora de estudar perto dos colegas e professores era Leonardo Pinto Tomasi, 15, no 1º ano do Ensino Médio.

— Eu prefiro presencial e é muito bom estar de volta. Sinto que a interação é diferente da EAD, vai ser muito melhor agora — afirma.

Lucas Caberlon, 15, também do 1º ano do Ensino Médio, destacou  a saudade:

— Seis meses longe dos colegas, então tinha saudade de reencontrá-los. Na aula presencial também temos mais foco para aprender.

O Colégio São Carlos seguirá também com as aulas virtuais. Em 45 salas de aulas, há equipamentos instalados que permitem o acesso ao vivo do aluno que optou por permanecer isolado em casa. São câmeras de apoio em pedestais, câmeras de notebook e lousa digital integrada às transmissões. A volta foi amplamente estudada e pesquisada com os pais, como explica a diretora Fernanda Troes, 34.

— Nesse primeiro momento nós não precisamos escalonar a volta porque como temos um retorno de 50% , atinge exatamente o que está previsto no protocolo. Não preciso fazer um rodízio. Hoje cada sala de aula comporta 16 alunos, com distanciamento. Também temos duas salas que são mini auditórios que comportariam até 100 pessoas num momento normal e que conseguimos organizar para receber todos do 3º ano do Ensino Médio — conta.

Nesta segunda-feira, o percentual de retorno na escola é de 53% dos estudantes do Ensino Médio: são cerca de 75 alunos neste nível dentro das salas. O colégio tem cerca de mil alunos no total, entre Educação Infantil e Ensinos Fundamental e Médio.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL (21/09/2020)Colegio São Carlos em Caxias do Sul volta às aulas presenciais. (Antonio Valiente/Agência RBS)<!-- NICAID(14597119) -->
Dezesseis alunos assistiam aula de física no 3º ano do Ensino Médio nesta segunda-feira Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

Em uma das salas do 3º ano do Ensino Médio, o professor Matheus Formehl, 27, ensinava física aos 16 alunos presentes e outros cerca de 16 conectados.

—  Vimos que o fato de a educação ter demorado tanto para voltar é reflexo de que não é prioridade no Brasil. Sempre digo que quem vai no supermercado corre mais riscos de contaminação do que aqui. Era mais que necessário — opina.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL (21/09/2020)Colegio São Carlos em Caxias do Sul volta às aulas presenciais. Na foto, Matheus formehl, 27 Professor. (Antonio Valiente/Agência RBS)<!-- NICAID(14597121) -->
Matheus Formehl dava aulas para alunos presencialmente e também conectados por plataformas onlineFoto: Antonio Valiente / Agencia RBS

No São Carlos, a educação infantil retornou há duas semanas, conforme a direção. 

Outras escolas

Outra das poucas escolas particulares a retornarem nesta segunda-feira é o Colégio São João Batista, no bairro Universitário. Conforme o coordenador administrativo, Marino Menegat, cerca de 20% do alunos de Ensino Médio retornaram nesta manhã.

— Com o tempo os pais irão começar a adquirir confiança e irá aumentando o número de alunos — acredita. 

Segundo Menegat, são 25 salas equipadas para transmissão das aulas aos estudantes que seguem acompanhando de casa.  A Educação Infantil da escola retoma na tarde desta segunda-feira.

No Colégio Madre Imilda, os pequenos também voltam na tarde desta segunda-feira e ainda não há definição para o Ensino Médio. A rede La Salle pretende fazer reuniões e anunciar uma possível data de retorno nesta semana, assim como o São José. A escola Caminhos do Saber/Impulso retoma na terça-feira (22). O Murialdo informou que não pretende retomar encontros presenciais por enquanto.  O Cetec UCS teve o plano de contingência aprovado junto à Universidade de Caxias do Sul (UCS), mas ainda não tem data para possível retorno.

Conforme a prefeitura, são nove escolas particulares em Caxias e as todas já protocolaram os pedidos de retomada, que estão aprovados. 

Leia também
Ansiedade, alegria e apreensão marcam retorno de alunos do ensino médio em escola de Bento Gonçalves

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros