Testagem em pessoas com sintomas gripais em Caxias do Sul deve começar nos próximos dias - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Coronavírus08/08/2020 | 13h59Atualizada em 08/08/2020 | 14h05

Testagem em pessoas com sintomas gripais em Caxias do Sul deve começar nos próximos dias

Realização de exames faz parte de projeto do governo do Estado

Testagem em pessoas com sintomas gripais em Caxias do Sul deve começar nos próximos dias Lauro Alves/Agencia RBS
Foto: Lauro Alves / Agencia RBS

Começa nos próximos dias em Caxias do Sul a realização do teste de coronavírus em pessoas que buscarem atendimento médico e preencherem a definição de síndrome gripal. A aplicação faz parte do Testar RS, projeto do governo do Estado que amplia a testagem da covid-19 no Rio Grande do Sul. O programa foi lançado ainda em 23 de julho e começou com exames em moradores de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) e profissionais de estabelecimentos de saúde. Os testes nos dois grupos já eram realizados em Caxias, desde maio, por iniciativa da prefeitura.

Leia mais
Prefeitura de Caxias do Sul confirma 3.579 contaminados pelo coronavírus

Para essa nova fase, uma central na 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) irá receber e encaminhar os testes para análise em laboratórios do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. A estrutura e a organização estão sendo definidas. A tendência é que a demanda aumente com a possibilidade de testagem de um público maior, conforme a titular da 5ª CRS, Tatiane Misturini Fiorio:

— Na nossa região estamos nos preparando para realizar de 500 a 1 mil testes por dia.

Cada município será responsável por estipular o local para a realização dos testes nas pessoas que apresentarem síndrome gripal. Conforme o diretor-geral da Secretaria Municipal da Saúde de Caxias, Mário Gregoire Taddeucci, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central será um dos pontos, assim como algumas unidades básicas de saúde (UBSs). A equipe de saúde da prefeitura aguarda a definição de logística e atribuições por parte da 5ª CRS para escolher as UBSs que receberão os testes.  

— Vai depender da quantidade de insumos que vamos receber — diz.

Uma reunião nesta segunda-feira (10) deve ser realizada entre Coordenadoria Regional de Saúde e Secretaria Municipal da Saúde. Além de Caxias, Farroupilha, Bento Gonçalves e Vacaria estão entre as cidades contempladas pelo Testar RS. Antes do lançamento do programa, eram realizados 1 mil testes do tipo RT-PCR por dia. Com o projeto, o governo esperar alcançar 8 mil exames diários. O RT-PCR detecta a presença do vírus no organismo e é considerado o mais eficiente para diagnóstico da doença.

O que é o Testar RS

Diminuir a transmissão comunitária identificando as pessoas infectadas e mantendo o isolamento domiciliar é um dos objetivos do projeto do governo estadual. O Testar RS também irá possibilitar conhecer a real incidência da covid-19 no RS e traçar o perfil dos casos confirmados. O governo espera, com o programa, reduzir o crescimento da curva epidêmica assegurando a capacidade de atendimento hospitalar.

O QUE É SÍNDROME GRIPAL

Considera-se síndrome gripal quadro respiratório agudo caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos.

ETAPAS
Etapa 1:
testagem de idosos em casas de repouso e profissionais em estabelecimentos de saúde (em todo o Estado) e pessoas com síndrome gripal (em 30 municípios com mais de 40 mil habitantes com maior incidência acumulativa de casos confirmados de covid-19).
Etapa 2: ampliação de testagem de casos sintomáticos para todos os municípios e testagem de casos suspeitos e contactantes próximos de caso confirmado de covid-19 por meio do uso do aplicativo Dados do Bem (previsão é iniciar nesse mês).

Próxima etapa

A próxima etapa será testar contactantes próximos dos casos confirmados de covid-19 por RT-PCR por meio do uso do aplicativo Dados do Bem, desenvolvido pelo Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino. Ele ajudará a identificar as pessoas que tiveram contato com quem foi testado positivo para o coronavírus. O app é gratuito e com ele é possível definir públicos específicos para encaminhamento para testes. Como a plataforma terá os locais de realização de testes, facilita o acesso do usuário, com a disponibilidade de agendar a coleta no local mais próximo da sua residência. O endereço para download é https://dadosdobem.com.br/

Leia também
Jovens adultas, brancas e cristãs: o perfil das vítimas de violência doméstica em Caxias do Sul
De virada, Juventude derrota o CRB na estreia da Segunda Divisão nacional
Maior universidade da Serra volta às aulas apenas de forma online na segunda-feira

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros