Prefeitura de Caxias do Sul entrega obras da Escola Arnaldo Ballvê - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Educação14/08/2020 | 17h57Atualizada em 14/08/2020 | 17h57

Prefeitura de Caxias do Sul entrega obras da Escola Arnaldo Ballvê

O investimento total da reforma superou R$ 1,4 milhão

Prefeitura de Caxias do Sul entrega obras da Escola Arnaldo Ballvê Andréia Copini / Divulgação/Divulgação
A manutenção na instituição de ensino teve início em agosto de 2019. Foto: Andréia Copini / Divulgação / Divulgação

A Prefeitura de Caxias do Sul entregou na manhã desta sexta-feira (14) as obras de ampliação e reforma da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arnaldo Ballvê, no bairro Santa Lúcia. A manutenção teve início em agosto de 2019, ainda na administração de Daniel Guerra (Republicanos) e tinha previsão de término para 180 dias.

Após uma vistoria realizada pela Secretaria Municipal da Educação (Smed) da nova administração municipal, identificou-se o atraso e a necessidade de reforma nas paredes do prédio. Um aditivo de contrato encaminhado ainda no final de outubro de 2019 foi assinado apenas no início de fevereiro deste ano. Após a assinatura do documento, o prazo inicial, que seria para o início do ano letivo de 2020, em março, foi além do previsto.

Leia mais
Oito escolas municipais de Caxias do Sul seguem em obras durante a pandemia do coronavírus
Prédio do Instituto Cristóvão de Mendoza receberá estudantes da Escola Arnaldo Ballvê
Pais de alunos do Arnaldo Ballvê não querem transferência dos filhos para o Cristóvão, em Caxias

Durante o mês de janeiro, a Smed buscou alternativas de espaços particulares para a recepção dos estudantes da Arnaldo Ballvê, mas as opções se tornaram inviáveis. Em parceria com a 4ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE), o Instituto Cristóvão de Mendoza cedeu uma parte de seu espaço até o término da reforma. Durante a pandemia, os professores e funcionários estão trabalhando e fazendo a entrega dos trabalhos aos pais para as aulas remotas no Cristóvão.

As obras da escola incluíram a nova fundação, alvenaria de blocos em concreto, laje de piso de concreto armado, forro de PVC, substituição de telhas de fibrocimento por térmicas, instalação elétrica, iluminação, lógica e PPCI, pisos e pinturas novas, reservatório de incêndio de 36 mil litros e acessibilidade em rampas, corrimão e outros equipamentos. O investimento total da reforma superou R$ 1,4 milhão.

A cerimônia de entrega das obras reuniu o prefeito Flávio Cassina, o vice-prefeito Edio Elói Frizzo, a chefe de gabinete e secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos, a secretária da Educação, Flávia Vergani, o vereador Edson da Rosa, a presidente do Conselho Escolar, Sheila Moterle e o ex-presidente do Conselho, Volnei Moschen. Também marcaram presença o presidente do CPM, Marcelo Maruju, o presidente da Amob Santa Lúcia, Gilfredo Camillis, representantes da Toni Incorporadora, o vice-diretor José Ramiro Alves da Silva e funcionários da escola.

 A Prefeitura de Caxias do Sul entregou na manhã desta sexta-feira (14) as obras de ampliação e reforma da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arnaldo Ballvê, no bairro Santa Lúcia.<!-- NICAID(14568217) -->
A diretora da escola comemorou a finalização das obras em discurso.Foto: Andréia Copini / Divulgação

A diretora Inês Frighetto comemorou com alegria o momento que a comunidade escolar aguardava desde 2018.

— É muita emoção, porque fizemos um trabalho sério, com responsabilidade. Agradeço aos meus vices-diretores, toda a equipe da escola e da Smed. Sozinha eu não teria conseguido — reconheceu a diretora.

O vice-prefeito Edio Elói Frizzo lamentou a falta das crianças e professores para o festejo do momento importante. O prefeito Flávio Cassina afirmou que estar presente em uma escola restaura as energias, mesmo sem a presença do seu público.

— Recebemos críticas e elogios, mas seguimos fazendo o que precisa ser feito — enalteceu Cassina em seu discurso.

SEM PREVISÃO DE RETORNO

Como as aulas presenciais das escolas municipais continuam sem previsão de retorno, ainda não tem data para que a comunidade da Arnaldo Ballvê volte a usufruir do ambiente escolar que recebeu melhorias em obras que duraram um ano.

Leia também
Conheça Juventino, o cordeirinho de Gramado que não vive com o rebanho
Projeto em Bento Gonçalves ensina matemática de graça pela internet para quem tem dificuldade com o conteúdo
Pesquisa aplica testes de coronavírus em moradores de Caxias neste fim de semana

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros