Os 100 anos de Severina Poletto Canali - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Memória15/08/2020 | 07h00Atualizada em 15/08/2020 | 07h00

Os 100 anos de Severina Poletto Canali

Neta de imigrantes italianos é uma das moradoras mais antigas do bairro Cruzeiro

Os 100 anos de Severina Poletto Canali Studio Calegari,acervo de família/Divulgação
Os Poletto nos anos 1920: a menina Severina aparece à frente, entre os pais, Luiz Poletto e Maria Concer. Vê-se também os irmãos Pedro Poletto, casado com Inês Fiorio, e João Battista, casado com Ângela Fiorio Foto: Studio Calegari,acervo de família / Divulgação

 São nove filhos, 14 netos, 12 bisnetos e muita história para lembrar e contar. Falamos de dona Severina Poletto Canali, uma das moradoras mais antigas do bairro Cruzeiro, que completa um século de vida neste domingo. 

Caçula dos nove filhos do casal Luiz Poletto (1876-1957) e Maria Concer (1881-1967), dona Severina nasceu em 16 de agosto de 1920, no Travessão José Bonifácio da Sexta Légua, mas tem suas origens ainda em Padova, na Itália - ela é neta dos imigrantes Santo Poletto e Maria Zotti, que migraram para o Brasil em 1885.

Severina viveu longos anos no interior, trabalhando na agricultura, junto com os pais e irmãos. Foi na própria vizinhança, aliás, que a jovem conheceu Otávio Canali, filho de Eugenio Canali e Maria Nardelli, nascido em 19 de agosto de 1919. Após um breve namoro, o casal selou o matrimônio em 1941, na antiga Capela de Nossa Senhora de Lourdes. 

Bairro Cruzeiro do Sul

Recém-casados, Severina e Otávio passaram a residir no então bairro Cruzeiro do Sul (atual Cruzeiro). Já em 1946, uma fatalidade marcaria a vida da família. Grávida da filha Maria, nascida em 18 de julho de 1946, Severina viu um incêndio atingir a residência dos Canali, queimando todos os pertences. Tempos depois, eles construíram uma nova moradia, no mesmo ponto da atual Rua Luiz Michielon. 

Foi lá que dona Severina e seu Otávio criaram os nove filhos - Armando, Maria, Renato, Nelson, Helena, Itacir, Marilene, Neusa e Neiva. Ela, cuidando as crianças e dos afazeres domésticos. Ele, como açougueiro e leiteiro, fornecendo a bebida para a Metalúrgica Abramo Eberle.

Leia mais
Bairro Cruzeiro: a trajetória do padre Sidney Zanettini
Paróquia do bairro Cruzeiro completa 60 anos Origens do Colégio Madre Imilda 

Álbum de família

Na foto acima, de finais dos anos 1920, a menina Severina aparece à frente, entre os pais, Luiz Poletto e Maria Concer, e os irmãos João Battista (segundo à esquerda), Santo, Pedro (à direita, com o filho no colo), Antônio, José, Virgínia, Catharina e Adelina. As mulheres sentadas com as crianças são Angela Fiorio (esposa de João) e Inês Fiorio (esposa de Pedro).  

Abaixo, o casal Luiz Poletto e Maria Concer com os filhos - João Battista, Santo, Pedro, Antônio, José, Virgínia, Catharina, Adelina e Severina - e seus respectivos cônjuges (Angela Fiorio, Augusta Tregansin, Inês Fiorio, Rosa Menegotto, Ida Menegotto, José Fiorio, Raimundo Ricardi e João Menegotto) em meados dos anos 1950. Dona Severina e o esposo Otávio Canali aparecem ao fundo, atrás do padre.

A saber: Luiz Poletto, pai de dona Severina, também dá nome a uma rua no bairro Cruzeiro.

Leia mais
Um casamento na antiga igreja do bairro Cruzeiro
Encontro dos descendentes de Ciro Rech e Rosina Bisol
Sidney Zanetti, Caravaggio e a Via-Sacra de Aldo Locatelli em 1960 

Foto dos anos 1950, onde estão o casal Luiz Poletto e Maria Concer com os filhos - João Battista, Santo, Pedro, Antônio, José, Virgínia, Catharina, Adelina e Severina - e seus respectivos cônjuges (Angela Fiorio, Augusta Tregansin, Inês Fiorio, Rosa Menegotto, Ida Menegotto, José Fiorio, Raimundo Ricardi e João Menegotto). Dona Severina Poletto Canalli e o esposo Otávio Canalli aparecem ao fundo, atrás do padre.<!-- NICAID(14568316) -->
Anos 1950: Luiz Poletto e Maria Concer (sentados ao centro) com os filhos e seus respectivos cônjuges. Dona Severina e o esposo Otávio Canalli aparecem ao fundo, atrás do padreFoto: acervo de família / Divulgação

 Quatro gerações

Viúva de seu Otávio desde 2001, dona Severina é bastante querida pelos familiares e amigos, que veem nela um exemplo de mulher batalhadora e perseverante - madrinha do projeto Mão Amiga, atualmente ela mora com a filha viúva Neiva Canali Sartor e a neta Laura no casarão da Rua Luiz Michielon.

Detalhe: neste mesmo 2020 em que dona Severina completa 100 anos, nasceu, no dia 20 de julho, a bisneta mais nova, Rafaela. Ela é filha do neto Paulo Canali (filho de Nelson e Rosa Bonatto Canali) e da esposa Letícia Nubia Canali.

Leia mais
75 anos juntos: as bodas de brilhante de Agenor e Cecília
Para conter nuvem de gafanhotos em Paraí, em 1947, população fez até promessa na igreja
Arrabalde de Santa Catarina: o casarão dos Andreazza 

A primeira comunhão de Severina Poletto Canalli, na década de 1930.<!-- NICAID(14568317) -->
A primeira comunhão de Severina Poletto, na década de 1930Foto: Giacomo Geremia,acervo de família / Divulgação
Madrinha do projeto Mão Amiga, dona Severina Poletto Canali (com o Frei Jaime em 2019) completa 100 anos neste domingoFoto: Marilene Canali / Divulgação

Sagrado Coração de Jesus

As famílias Poletto e Canali também têm estreita relação com a Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes. Em 1950, o pai de dona Severina, Luiz Poletto, e o senhor Guerino Bolzon doaram à igreja uma imagem do Sagrado Coração de Jesus de 1,45m de altura, confeccionada no famoso Atelier Zambelli.

Leia mais
Cripta do Santo Sepulcro na década de 1930
Zambelli & Locatelli: os detalhes do interior da Igreja do Santo Sepulcro Atelier Zambelli: um ícone da arte sacra
O Cine Central e as esculturas de Estácio Zambelli
Para recordar de Estácio Zambelli  

A saber: a Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes foi fundada em 8 de fevereiro de 1942, por decreto do primeiro bispo de Caxias, Dom José Baréa,  – no mesmo dia foi abençoada a Matriz, ainda em fase de construção. Já a Paróquia do Cruzeiro, concebida pelo bispo Dom Benedito Zorzi, foi fundada em 25 de dezembro de 1959, a partir do desmembramento da Paróquia de Lourdes.

Você é um morador raiz de Lourdes? Teste seus conhecimentos

A casa de dona Severina Poletto Canalli, erguida em 1946, na Rua Luiz Michielon, bairro Cruzeiro<!-- NICAID(14568333) -->
A casa de dona Severina, erguida em 1946, na Rua Luiz MichielonFoto: Acervo de família / Divulgação
Dona Severina Poletto Canalli completa 100 anos neste domingo, 16 de agosto de 2020<!-- NICAID(14568332) -->
Dona Severina completa 100 anos neste domingoFoto: Acervo de família / Divulgação

 Parceria

Informações desta coluna são uma colaboração do historiador e pesquisador Éder Dall’ Agnol dos Santos. 

Leia mais
Paróquia de Lourdes rumo aos 80 anos
Apostolado da Oração da Paróquia de Lourdes em 1948
Primórdios da Igreja de Lourdes
Lourdes, zona Caipora e Bairro Guarani
Pórtico da Estrada Federal Getúlio Vargas em 1941
Origens da Escola Madre Imilda  Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros