Obra de alargamento da estrada alternativa de acesso a Nova Roma do Sul começa nessa segunda-feira - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Trânsito10/08/2020 | 07h47Atualizada em 10/08/2020 | 09h31

Obra de alargamento da estrada alternativa de acesso a Nova Roma do Sul começa nessa segunda-feira

A via comporta atualmente apenas veículos leves

Obra de alargamento da estrada alternativa de acesso a Nova Roma do Sul começa nessa segunda-feira Porthus Junior/Agencia RBS
A via comporta atualmente apenas veículos leves Foto: Porthus Junior / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

Está confirmado para começar essa segunda-feira a obra de alargamento da estrada alternativa de acesso a Nova Roma do Sul a partir de Farroupilha. A via comporta atualmente apenas veículos leves, mas tem sido utilizada também por caminhoneiros para desviar do bloqueio no km 39 da RS-448, que desmoronou em 30 de junho último.

A estrada começa em Pinto Bandeira e termina na RS-448, próximo à ponte sobre o Rio das Antas, no lado de Farroupilha. É o caminho terrestre mais curto entre Nova Roma do Sul e a RS-453, que permite acessar, além de Farroupilha, Caxias do Sul, Garibaldi e outras cidades da região. As outras alternativas são as balsas sobre o Rio das Antas, no limite com Nova Pádua, e sobre o Rio da Prata, no limite com Veranópolis. A RS-437, via Antônio Prado, também é uma opção, mas aumenta o deslocamento.

Leia mais
Estrada alternativa entre Farroupilha e Nova Roma do Sul passará por alargamento
Desmoronamento de trecho da RS-448 completa um mês sem solução definitiva

São cerca de nove quilômetros de estrada de chão, conforme o prefeito de Pinto Bandeira, Hadair Ferrari - seis quilômetros pertencem a Pinto Bandeira e três a Farroupilha. Ferrari diz que foi feito um acordo entre os três municípios para realizar o alargamento da estrada do acesso, que vai de Pinto Bandeira a Nova Roma. Ele explica que Nova Roma vai estar ajudando a Pinto Bandeira e Farroupilha, porque é um acesso muito importante para o município. Estarão unindo forças, embora Pinto Bandeira e Farroupilha utilizam menos.

A prefeitura de Nova Roma do Sul foi autorizada pela Câmara de Vereadores para celebrar convênio com Pinto Bandeira, diz o prefeito Douglas Pasuch.

— A ideia não é alargar toda a estrada, é fazer um refúgio a cada 50 metros e endireitar as curvas para que os caminhões intermediários possam passar, porque hoje só passam veículos leves — esclarece Ferrari.

Pasuch diz que hoje chegam os equipamentos, Pinto Bandeira e Farroupilha devem colocar uma escavadeira hidráulica. Nova Roma, em princípio, a partir de quarta, deve colocar um caminhão, conforme andarem os trabalhos.

Leia também
O futuro da economia: o que esperar da indústria após a pandemia
Com 34% dos casos fatais na Serra, Bento Gonçalves é a quinta cidade do Estado com mais mortes por covid-1
Por conta da parada do futebol, ex-atacante do Caxias busca emprego em outra área durante a pandemia 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros