Neve foi registrada em pelo menos sete cidades da Serra - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Clima21/08/2020 | 10h51Atualizada em 21/08/2020 | 15h29

Neve foi registrada em pelo menos sete cidades da Serra

De acordo com a Somar Meteorologia, chuva congelada também ocorreu em oito municípios da região

Neve foi registrada em pelo menos sete cidades da Serra Laura Fraga/Divulgação
Em Canela, flocos foram registrados na noite de quinta-feira Foto: Laura Fraga / Divulgação

A previsão de neve para a noite  de quinta-feira  (20) e a madrugada desta sexta-feira (21) não decepcionou moradores da Serra gaúcha que ficaram na expectativa de presenciar o fenômeno climático. Conforme registros da Somar Meteorologia, pelo menos sete municípios da região tiveram incidência de neve.

Em Cambará do Sul, a neve caiu por volta das 19h20min de quinta-feira. Nesta sexta-feira a cidade amanheceu com -3,1°C e sensação térmica de -8,4°C. São José dos Ausentes registrou o fenômeno a partir das 21h, com oscilações que seguiram durante a noite e a madrugada.

Os primeiros flocos foram registrados ainda na tarde de quinta-feira, por volta das 15h30min, em São Francisco de Paula. O fenômeno motivou a gravação de inúmeros vídeos e registros fotográficos compartilhados em redes sociais.

Ainda antes da neve, o município serrano registrou a precipitação de chuva congelada, por volta das 14h, quando os termômetros da cidade marcavam 3°C. Caxias do Sul também teve incidência, em algumas regiões do município, por volta das 17h. Este fenômeno, que também movientou as redes sociais, ocorreu em oito cidades da região.

Previsão é de geada intensa

De acordo com a Somar Meteorologia, tanto a neve quanto a chuva congelada dificilmente voltarão a ocorrer ao longo do final de semana, mas, as temperaturas devem seguir baixas, proporcionando condições para um outro fenômeno, bastante comum na região: a geada.

A previsão é de ampla formação de geada, mais intensa em função das condições climáticas, na madrugada deste sábado (22), em diversas cidades do Estado, inclusive na Serra. Em Caxias do Sul a máxima desta sexta-feira não deve passar dos 11°C. No sábado o tempo segue firme, com mínima de 1°C e máxima de 15°C.

Confira a lista de cidades que registraram neve e chuva congelada entre a quinta-feira e sexta-feira, conforme dados da Somar Meteorologia:

REGISTROS DE NEVE
São José do Ausentes
Bom Jesus
Cambará do Sul
São Francisco de Paula
Gramado
Canela
Jaquirana

REGISTROS DE CHUVA CONGELADA
São Francisco de Paula
Gramado
Canela
Nova Petrópolis
Alto Feliz
Salvador do Sul
Bento Gonçalves
Caxias do Sul

Leia também
Frio de -2ºC em Caxias anima quem gosta de baixas temperaturas






 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros