Hemocentros precisam de doações em Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Solidariedade28/08/2020 | 14h16Atualizada em 28/08/2020 | 14h16

Hemocentros precisam de doações em Caxias do Sul

Hemocs e Banco de Sangue estão com estoques baixos

Hemocentros precisam de doações em Caxias do Sul Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

 O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) e o Banco de Sangue enfrentam baixas nos estoques e, por isso, precisam da mobilização da comunidade mesmo em meio à pandemia para manter o atendimento a pacientes que necessitam de transfusão. No Hemocs, que atende a rede pública, a demanda é principalmente pelos tipos O- e O+. Já no banco, que é vinculado à rede privada, a média é de baixa de 40% em todos os tipos.

Nos dois casos, estão sendo mantidas medidas de segurança para evitar a contaminação por coronavírus, como higienização das poltronas, distanciamento entre os doadores e uso de equipamentos de proteção individual. 

— Continuaremos tomando todos os cuidados para evitar o contágio pela covid-19 — enfatiza o diretor técnico do Hemocs, Roque Lorandi. 

Apesar da garantia dos cuidados, a situação não é confortável para os hemocentros. No Banco de Sangue, por exemplo, agosto é o mês que tem a condição mais grave em termos de estoques. 

— Realmente, as pessoas não estão se encorajando de realizar as doações. Esse é o mês mais crítico — afirma a gerente do serviço, Franciele Roso.

Diante da situação, o Banco de Sangue está recebendo inclusive doadores sem agendamento. Conforme Franciele, nos dias de semana, o movimento costuma ser menor e, por isso, há condições de atender quem chega espontaneamente. Quem preferir pode agendar pelos telefones (54) 3027.8600 ou 99113.4710. Ambos têm WhatsApp. No Hemocs, o agendamento deve ser feito pelos telefones (54) 3290.4536 / 3290.4580 ou pelo WhatsApp no 98418.8487. 

Leia mais
Prefeitura de Caxias do Sul confirma mais uma morte por coronavírus
Após aglomerações no final de semana, Brigada Militar irá intensificar as rondas em Caravaggio
Rua Os 18 do Forte volta a ter vagas de estacionamento no centro de Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros