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Travessia segura15/08/2020 | 13h43Atualizada em 15/08/2020 | 13h43

Construção de passarela no acesso ao bairro Planalto, em Caxias, é autorizada

Trecho também vai passar por reformulação no trânsito

Construção de passarela no acesso ao bairro Planalto, em Caxias, é autorizada Reprodução/Seplan,Divulgação
Passarela ficará sete metros acima da pista Foto: Reprodução / Seplan,Divulgação

Nos próximos dias, o acesso ao bairro Planalto a partir da BR-116, em Caxias do Sul, vai começar a receber as primeiras ações para a construção de uma passarela para pedestres. A ordem de início foi concedida nesta sexta-feira (14) pelo município, autorizando a empresa contratada a mobilizar equipes e máquinas. Apesar disso, o secretário de Obras, Gilberto Meletti, disse que ainda não há detalhes a respeito do dia exato do início ou de eventuais bloqueios de trânsito.

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O trecho é atualmente um dos mais complicados do trânsito da cidade no horários de pico devido ao alto fluxo de veículos, à falta de área de espera suficiente para veículos que precisam cruzar a rodovia e ao risco da travessia. Não bastasse isso, o acesso fica em um ponto em que a BR-116 faz uma curva.

A passarela ficará a sete metros de altura sobre a pista, terá três metros de largura e 2,5 metros de altura interna. Devido ao desnível do terreno, apenas o lado do bairro Cristo Redentor terá rampa, com quatro lances de escada.

O trânsito na BR-116 também será modificado com a obra. A remodelação prevê a extensão para 150 metros da faixa de espera para os veículos que entram no Planalto a partir do sentido Ana Rech-Galópolis. Dessa forma, os motoristas precisarão acessar uma nova alça de retorno, que será construída junto ao acostamento do sentido contrário. Já os motoristas que saem do bairro e acessam a Rua Pedro Benjamin Stalivieri, em direção ao bairro Cristo Redentor, poderão cruzar diretamente as pistas da rodovia, ao contrário do que ocorre atualmente, com a utilização de um recuo junto ao canteiro central. Por causa disso, o entroncamento vai ganhar semáforos.

A obra será realizada pela empresa Salver Construtora e Incorporadora e terá custo de R$ 6 milhões, com recursos do empréstimo obtido junto à Corporação Andina de Fomento (CAF). A expectativa é de que a obra seja concluída em um ano.

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