Caxias do Sul irá propor ao Estado municipalização de trecho da RS-453 - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Acesso à cidade28/08/2020 | 14h09Atualizada em 28/08/2020 | 14h09

Caxias do Sul irá propor ao Estado municipalização de trecho da RS-453

Trecho entre o viaduto torto e os bairros Medianeira e Cinquentenário está em área densamente urbanizada

Caxias do Sul irá propor ao Estado municipalização de trecho da RS-453 Leonardo Portella/Divulgação
Trecho de cinco quilômetros atualmente é administrado pelo Estado Foto: Leonardo Portella / Divulgação

A Secretaria de Trânsito de Caxias do Sul irá propor ao governo do Estado a municipalização de um trecho de cinco quilômetros da RS-453, no acesso à cidade. O segmento começa no chamado viaduto torto e segue até as proximidades dos bairros Medianeira e Cinquentenário. O tema será apresentado pelo secretário Alfonso Willembring ao diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino, em uma reunião que ainda será marcada.

A proposta vai integrar um pacote com outros trechos rodoviários sobre os quais o município pretende assumir o controle. A justificativa é de que a prefeitura tem mais condições de realizar a manutenção das vias, que atualmente concentram somente o trânsito local.

— Vou fazer um pacote de tudo o que interessa para municipalizar e vai entrar esse trecho. O que temos a partir do viaduto torto é um apêndice. A sinalização já somos nós que cuidamos. Temos certeza que podemos cuidar melhor do que o Estado nas condições em que está — justifica Willembring.

O secretário afirma, porém, que o processo é lento, já que demanda aprovação da Câmara de Vereadores de Caxias e também do governo do Estado. Um dos trechos em que os trâmites já estão em andamento é a Avenida Rio Branco, que liga a BR-116 ao centro de Ana Rech. Embora seja uma via já urbanizada e integrada à cidade, ela é um segmento da RS-230, uma rodovia estadual. O Legislativo caxiense já aprovou a transferência, mas o assunto ainda precisa ser analisado pelo Daer e será tratado na reunião entre o secretário e o diretor da autarquia. Outra municipalização proposta no encontro é da estrada de acesso a Fazenda Souza, a partir da Rota do Sol.

Com relação ao trecho da RS-453, o Ministério Público de Caxias do Sul já vinha analisando a possibilidade do município assumir a responsabilidade, mas o caso acabou paralisado nos últimos meses devido à pandemia. O Daer diz nunca ter recebido solicitação para repasse até hoje, mas afirma que há tratativas para a elaboração de um termo de cooperação técnica com o município para a realização de manutenção. O segmento também será incluído na programação de melhorias da 2ª Superintendência Regional do departamento, que tem sede em Bento Gonçalves e responde pela área de Caxias.

Leia também
"O voluntariado abriu meu olhar pra vida", diz moradora de Caxias que completou uma década na atividade
Rua Os 18 do Forte volta a ter vagas de estacionamento no centro de Caxias
Prefeitura confirma segunda morte por coronavírus em Vila Flores  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros