Temperatura negativa e geada cobrem plantações em Nova Petrópolis  - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Clima 15/07/2020 | 08h45Atualizada em 15/07/2020 | 09h01

Temperatura negativa e geada cobrem plantações em Nova Petrópolis 

Em propriedade de orgânicos, frio congelou variedades de hortaliças

Temperatura negativa e geada cobrem plantações em Nova Petrópolis  Antonio Valiente/Agência RBS
Apesar das belíssimas paisagens, o frio intenso acabou prejudicando parte da produção de hortaliças Foto: Antonio Valiente / Agência RBS

Na manhã gelada de quarta-feira (15), por volta das 7h, o termômetro marcava 0°C no centro de Nova Petrópolis. Em outro ponto da cidade, na Linha Imperial, que fica entre Nova Petrópolis e Gramado, a temperatura, no mesmo horário, era negativa: -3°C.

Apesar das belíssimas paisagens, o frio intenso acabou prejudicando parte da produção de hortaliças de Flávio Andriola, que vive na localidade. Em uma área de aproximadamente 2 hectares, com inúmeras variedades, o plantio descoberto, e mesmo o que estava em estufa, foi afetado.

Leia mais
Vacaria tem temperaturas negativas e sensação térmica de -8,9°C nesta quarta-feira 

— Vou saber o tamanho do estrago somente quando o sol bater e aquecer o que está congelado agora — afirmou o produtor enquanto mostrava uma folha de espinafre que ficou cristalizada mesmo protegida pela estufa.

Na mesma propriedade, as frutíferas não foram prejudicadas. De acordo com o proprietário, os pés de amora, figo  e pêssego estão em período de dormência e, neste momento, até precisam do frio prolongado.

Frio em Nova Petrópolis<!-- NICAID(14545238) -->
Foto: Antonio Valiente / Agência RBS

— A gente vai aprendendo a olhar pro lado positivo. Vivemos a pior estiagem, depois as enxurradas, agora esta geada com temperaturas negativas. Algumas coisas a gente perde, sim, mas faz parte — comenta o produtor.

Andriola é presidente da Associação Agroecológica de Nova Petrópolis (Agronope), fundada há 10 anos. A entidade conta atualmente com 10 produtores certificados que comercializam seus produtos para agroindústrias e em feiras ecológicas. Andriola e outros dois associados também participam da Feira Ecológica que ocorre aos sábados, na Praça das Feiras, em Caxias do Sul.

Mas não foi só na Serra que o frio apareceu, vários municípios do RS registraram temperaturas negativas. Ao menos 13 cidades gaúchas tiveram os termômetros marcando mínimas abaixo de 0°C e presença de geada. O frio deve seguir na região, com temperaturas abaixo dos 10°C na quinta e na sexta-feira. Conforme a Somar, Quaraí manteve a menor temperatura do Estado, com -3,7°C. Outros destaques foram Dom Pedrito (-3,0°C), Santana do Livramento (-2,9°C), Vacaria (-2,3°C), São Gabriel (-2,0°C) e Santa Maria (-1,6°C) , de acordo com as medições das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) feitas até as 6h. Já Porto Alegre registrou mínima de  3,0°C, a menor temperatura do ano.

Leia também
Robô desenvolvido por empresa de Caxias alimenta suínos e toca música clássica
Foragido por homicídio é preso na BR-116 em Caxias
Justiça do Trabalho condena Caixa por caso de assédio sexual em Caxias




 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros