Sob nova administração, hotel de Caxias do Sul mantém projeto de construir passarela de acesso a shopping - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

De Dall'Onder para Travel Inn03/07/2020 | 14h51Atualizada em 03/07/2020 | 14h51

Sob nova administração, hotel de Caxias do Sul mantém projeto de construir passarela de acesso a shopping

Nova lei autorizando obra foi aprovada nesta quinta e prevê reforma de escola como contrapartida

Sob nova administração, hotel de Caxias do Sul mantém projeto de construir passarela de acesso a shopping Lucas Amorelli/Agencia RBS
Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

Mesmo após o encerramento das atividades sob a bandeira da rede Dall'Onder, o hotel construído na Rua Carlos Cesa, no bairro Sanvitto, em Caxias, mantém o projeto de construção de uma passarela de ligação com o shopping Iguatemi. O investimento será realizado porque o empreendimento vai reabrir ao público em 1º de setembro, sob a bandeira da rede Travel Inn. 

Leia mais
Aprovada autorização para construção de passarela entre hotel e shopping em Caxias do Sul
Passarela ligará hotel a shopping em Caxias do Sul 

Em abril, quando decidiu encerrar as atividades do então Dall'Onder Axten Hotel, a rede de Bento Gonçalves devolveu o imóvel à incorporadora Tonello, que construiu o prédio e será a responsável pela obra da passarela.

Devido à utilização do espaço aéreo sobre a Rua Isadora Sanvitto Andreazza Demore, o projeto precisa também de aprovação da Câmara de Vereadores. Uma lei, encaminhada pelo Executivo, chegou a ser aprovada em março, antes do fechamento do hotel. Além de autorizar a construção da passarela, o texto previa um contrapartida de R$ 125 mil por parte da empresa para melhorias em escolas. A legislação, contudo, estava em nome da rede Dall'Onder. 

Com o encerramento das atividades da rede no imóvel, o município optou por encaminhar outro projeto de lei, dessa vez substituindo o nome dos responsáveis por Condomínio Edifício Hotel Axten. O novo projeto, que revoga o anterior, foi aprovado nesta quinta-feira (2) pelos vereadores.

- É uma adequação técnica somente por conta da mudança de nome. Formalmente precisava ser feita - afirma a secretária de Governo de Caxias, Grégora Fortuna dos Passos.

Segundo Grégora, o texto deve ser sancionado pelo prefeito Flavio Cassina (PSB) no início da próxima semana. Na sequência também deve ser assinado um termo de compromisso entre o shopping, a incorporadora Tonello e a prefeitura. Com o termo em mãos, a Secretaria do Urbanismo pode liberar o alvará para a obra, já que o projeto já está aprovado.

A nova lei mantém as regras e condições do texto anterior, como a obrigatoriedade de permitir livre acesso ao público e proibição de exploração publicitária. Conforme Horácio Elvio Forni, responsável pelas construções da incorporadora Tonello, a liberação ao público já estava prevista desde o início, inclusive com a implantação de dois elevadores para pessoas com deficiência.

Já com relação à contrapartida, os R$ 125 mil também estão mantidos e serão repassados pela construtora ao município. A utilização, contudo, pode sofrer alterações. A intenção inicial era construir duas salas de aula para a pré-escola da escola Ramiro Pigozzi, no loteamento Arcobaleno, no bairro Esplanada. Também estava prevista a reforma do piso da escola Arlinda Manfro, no interior de Galópolis, atualmente desocupada, ou melhorias no prédio para onde os estudantes foram transferidos, próximo ao centro do distrito.

De acordo com a secretária de Educação, Flávia Vergani, no entanto, possivelmente os recursos não serão suficientes para as duas obras. Por conta disso, o valor será destinado à Arlinda Manfro, embora ainda não esteja definido qual prédio receberá as melhorias. Para a Ramiro Pigozzi, a intenção é buscar recursos em outra fonte, caso a impossibilidade de uso dos recursos da contrapartida se confirme.

A passarela junto ao hotel tem prazo de construção previsto de 70 dias. O início das obras depende da finalização dos trâmites junto à prefeitura.

Leia Também
Secretaria da Saúde investiga novos surtos de coronavírus em Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros