Secretaria da Saúde investiga novos surtos de coronavírus em Caxias - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Pandemia03/07/2020 | 14h06Atualizada em 03/07/2020 | 14h06

Secretaria da Saúde investiga novos surtos de coronavírus em Caxias

São quatro casos já contabilizados junto ao Estado

Secretaria da Saúde investiga novos surtos de coronavírus em Caxias Jonatan Sarmento/Arte GZH
Foto: Jonatan Sarmento / Arte GZH

 A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem 12 surtos de coronavírus em investigação em Caxias do Sul. São casos ainda não confirmados integralmente, mas com indícios de contaminação de dois ou mais funcionários. Por causa disso, ainda não constam no boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (SES), divulgado nesta semana.  À SES, por enquanto, foram informados apenas quatro casos já confirmados. 

A diretora da Vigilância em Saúde de Caxias, a infectologista Andréia Dal Bó, explica que aqueles já documentados passaram por toda a análise necessária. Segundo ela, os demais precisam de verificações, como a informação se algum dos funcionários não estava em férias ou se não existe diferença de sete dias ou mais entre os registros.  Segundo a médica, o cenário de avanço de surtos é esperado devido à transmissão comunitária do vírus:

— A maioria são surtos (em investigação) de dois ou três casos. Não são surtos de grande proporção — explica. 

Leia mais
Acompanhe os casos confirmados na Serra
Prefeitura de Caxias do Sul confirma mais duas mortes por coronavírus; município contabiliza 22 

Outro aspecto de divergência é o período necessário para contabilização dos casos. Embora divulgado na metade da semana, o boletim epidemiológico, segundo a SES, compila dados registrados até o final da semana passada. 

Além de Caxias, outras cidades da região têm surtos ativos confirmados junto ao Estado. No total, são 19 empresas com contaminação de dois ou mais funcionários. Foram cerca de 15  mil funcionários dessas empresas expostos à covid-19 e pouco mais de 2 mil casos confirmados. 

Só em Garibaldi três empresas somam mais de mil infectados. As demais ficam em Serafina Corrêa, Nova Prata, Farroupilha, Guaporé, Flores da Cunha, Nova Araçá e São Marcos. 

Cidades e quantidade de surtos:
Caxias do Sul – 4
Garibaldi – 3
Guaporé - 2
Serafina Corrêa – 2
Nova Prata – 2
Farroupilha – 2
Flores da Cunha – 1
São Marcos – 2
Nova Araçá - 1

Leia também
Aumenta ocupação de leitos de UTI na Serra
Com novas datas de eleições, partidos ganham mais tempo para articulações políticas
"É precoce dizer que é a solução, mas perspectiva é boa", diz médica sobre tratamento contra coronavírus em Caxias do Sul

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros