Os 60 anos do curso de História da UCS - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Memória09/07/2020 | 07h00Atualizada em 09/07/2020 | 07h00

Os 60 anos do curso de História da UCS

Graduação teve início em 1960 e integrava a antiga Faculdade de Filosofia, localizada na Rua Os Dezoito do Forte

Os 60 anos do curso de História da UCS Foto Studio Real,IMHC/UCS/Divulgação
Anos 1960: a construção do Edifício Santa Teresa, antiga sede do curso e das Faculdades de Filosofia e Ciências Econômicas, na Rua Os Dezoito do Forte, em frente ao Carmo Foto: Foto Studio Real,IMHC/UCS / Divulgação

As comemorações dos 60 anos do curso de História da Universidade de Caxias do Sul têm início hoje destacando atividades e ações adaptadas ao período da pandemia – algo impensável quando a graduação surgiu, em 1960, à época ainda vinculada à antiga Faculdade de Filosofia. A primeira delas é o lançamento de um espaço virtual com as memórias dos egressos do curso, projeto desenvolvido na disciplina Estágio IV, sob orientação do professor e diretor do Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC), Anthony Beux Tessari.

Conforme Tessari, o site será lançado nesta quinta-feira aproveitando a dinâmica da hashtag #tbt – o “throwback thursday”, expressão do inglês que costuma marcar compartilhamentos referentes a momentos emblemáticos do passado, a chamada quinta-feira da nostalgia. Já no próximo sábado (11), a partir das 18h30min, está prevista uma live com os curadores do projeto e os professores atuais do curso.

Leia mais
Formandos de Ciências Econômicas em 1963
Os Dezoito do Forte, a inesquecível "rua das cabritas"

FOTOS ANTIGAS 

 No site estão reunidos 60 depoimentos em vídeo de egressos, além de entrevistas sobre temas especiais da vida estudantil, como a produção do jornal dos estudantes. Outro destaque são fotos dos primórdios e da evolução do curso – com a vivência dos alunos nos espaços da Universidade e fora dela, em eventos, encontros e festas. Também é possível acessar a reprodução dos clássicos quadros de formatura do Bloco H, de cartazes históricos de eventos e recortes de jornal contando a história desses 60 anos. 

Formatura dos alunos da Faculdade de Filosofia. (1964-1965).<!-- NICAID(14540875) -->
Formatura dos alunos da Faculdade de Filosofia no período 1964-1965Foto: Acervo IMHC / Divulgação
O Bloco H, sede do curso de História da UCS, em 1985, visto a partir do antigo estacionamento, atual Centro Cívico<!-- NICAID(14540883) -->
Sede do curso: o Bloco H em 1985, visto a partir do antigo estacionamento, atual Centro CívicoFoto: IMHC / Divulgação

Leia mais
Eberle Centro: uma esquina e uma piteira na Rua Os Dezoito do Forte
Rua Andrade Pinto: a atual Os Dezoito do Forte desde 1931
Carrinhos de lomba "fervem" a Rua Os Dezoito do Forte em 1950
Tacale pau na Rua Os Dezoito do Forte em 1950
Um bebedouro para animais em São Pelegrino  

Da Dezoito ao Bloco H

O funcionamento do curso de História deu-se inicialmente no prédio da Rua Os Dezoito do Forte, em frente ao Colégio do Carmo. Pertencente à Mitra Diocesana, o Edifício Santa Teresa abrigou as embrionárias faculdades de Ciências Econômicas e de Filosofia. Lá, além do curso de História, estavam instalados os outros três cursos da Faculdade: Filosofia, Letras e Pedagogia.

 O espaço de referência e identidade para o curso até hoje, porém, surgiria apenas em 1982, com a construção do Bloco H, junto ao campus sede. Por uma feliz coincidência, H de História...

Leia mais
Faculdade de Ciências Econômicas em 1959
Homenagem nos 50 anos do curso de Medicina da UCS
Homenagem aos fundadores da UCS, em 1967
UCS: calouros, bixos e lembranças de antigos vestibulares  

Primórdios

 O curso de História surgiu em 1960, vinculado à antiga Faculdade de Filosofia de Caxias do Sul, mantida pela Mitra Diocesana. Posteriormente, a Faculdade de Filosofia e outras quatro instituições de ensino superior da cidade (Faculdade de Ciências Econômicas, Faculdade de Direito, Escola de Enfermagem Madre Justina Inês e Escola de Belas Artes) deram origem à Universidade de Caxias do Sul, fundada em 10 de fevereiro de 1967. 

A primeira turma do curso teve apenas mulheres matriculadas. Foram 19: Carmem Bertocchi, Carmem Maria Pozza, Cleci Eulália Favaro, Edit Maria Corso, Irmgard Cecília Bornheim, Ires Rosa Beux, Lice Maria Signori, Lourdes Ponzi, Mafalda Segamfredo, Maria Conceição Abel, Maria de Jesus C. Soares, Maria Edna Mussoi, Maria Luiza Gremo, Noeli Maria Balen, Onorina Mariana Pedron, Rachel Grazziotin Mano, Rosa Maria de Moraes, Yone Oliveira e Zelinda Cecília Regla.

Já entre os primeiros professores do curso de História figuraram Astrogildo Fernandes, Ruy Rubens Ruschel, Irmão Dionísio, Fernando La Salvia, Loraine Slomp Giron, Nize Campos, Padre Pedro Rizzon e Ulysses de Gasperi.

Nelson Ramos, Loreno Dal Sasso e Inês Scotti na biblioteca da antiga Faculdade de Filosofia, junto ao Edifício Santa Tereza, nos anos 1960. Era onde funcionava o Curso de História da UCS, que em 2020 completa 60 anos.<!-- NICAID(14540872) -->
Nelson Ramos, Loreno Dal Sasso e Inês Scotti na biblioteca da antiga Faculdade de Filosofia, junto ao Edifício Santa Teresa, nos anos 1960Foto: Foto Studio Real,IMHC / Divulgação

Três tempos

Impossível mencionar todos, injustiça esquecer algum: centenas de profissionais tiveram ligação, direta ou indireta, com o curso de História da UCS nessas seis décadas. Estudando, pesquisando, ensinando, resgatando fatos de outrora, salvaguardando a memória, todos contribuíram e contribuem com uma mesma causa: para se compreender melhor o presente e escrever o futuro, é necessário o conhecimento do passado. Algo que, de forma bastante simplificada e resumida, também tentamos fazer diariamente neste espaço. Vida longa à memória e aos cursos de História…

Leia mais
Anos 1950: primórdios da Escola de Belas Artes de Caxias do Sul.
Escola de Belas Artes de Caxias do Sul em 1958
Elyr Ramos Rodrigues e Aldo Locatelli: um retrato em 1952
Oficina de marcenaria do Senai em 1951   

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros