Nova rodada de pesquisa da UFPel  testa moradores de Caxias para o coronavírus - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Pandemia25/07/2020 | 10h02Atualizada em 25/07/2020 | 10h03

Nova rodada de pesquisa da UFPel  testa moradores de Caxias para o coronavírus

Pesquisadores vão visitar 500 residências no município

Nova rodada de pesquisa da UFPel  testa moradores de Caxias para o coronavírus Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Pesquisadores vão visitar 500 residências no município Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

A pesquisa da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tem a sexta rodada neste final de semana. Pesquisadores visitam domicílios em nove cidades do Estado, inclusive Caxias do Sul, neste sábado (25), domingo (26) e segunda-feira (26). Serão 500 casas visitadas no município mais populoso da Serra. Os moradores são convidados a fazerem o teste rápido do coronavírus e a responderem uma breve entrevista sobre sintomas, busca de atendimento médico e rotina de distanciamento social.

O teste fica pronto em cerca de 15 minutos e é realizado a partir de uma amostra de sangue da ponta de um dos dedos. O estudo mapeia casos de covid-19 e avalia a velocidade de expansão do contágio.

Leia mais
Acompanhe os casos confirmados na Serra

Os voluntários que aplicam os testes estão identificados e, para evitar a rejeição da participação por medo de golpes, o sistema de alertas da Defesa Civil disparou mensagens de texto para cadastrados alertando para a visita. O cronograma prevê mais duas rodada de testes, que devem ocorrer em agosto e setembro.

A pesquisa, que também tinha sido contratada para ser realizada em nível nacional pelo Ministério da Saúde, não continuará com financiamento do governo federal. Em nota, a UFPel disse que busca outros parceiros para mantê-la. A etapa deste final de semana é estadual.

Leia também
Estudantes da UCS Hortênsias lançam e-book sobre gestão hoteleira na pandemia
Obter distanciamento social é trabalho para super-heróis

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros