Moradores de Vacaria e São José dos Ausentes estão sem energia elétrica há uma semana - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Após ciclone bomba07/07/2020 | 12h19Atualizada em 07/07/2020 | 12h19

Moradores de Vacaria e São José dos Ausentes estão sem energia elétrica há uma semana

Em nota, a RGE disse que está resolvendo o problema, mas ainda não tem previsão para a normalização do serviço

Moradores de Vacaria e São José dos Ausentes estão sem energia elétrica há uma semana Rogério Machado/Divulgação
No distrito de Silveira, em São José dos Ausentes, uma área de reflorestamento com cerca de 800 hectares teve 80% destruído com a queda de árvores Foto: Rogério Machado / Divulgação

Moradores da Região dos Campos de Cima da Serra seguem com dificuldades após a passagem do ciclone bomba registrado na última semana no Estado. Sem energia elétrica há sete dias, parte de Vacaria e São José dos Ausentes tem vivido às escuras desde então.

Leia mais
Estragos no bairro São Francisco, em Vacaria, resumem a passagem do ciclone pela região
Mesmo com chuva fraca, formação de novo ciclone deixa Defesa Civil e Bombeiros em alerta na Serra

O empresário do ramo hoteleiro e morador de São José dos Ausentes, Rogério Machado, fez um apelo à Rio Grande Energia (RGE) ao enviar um vídeo para a RBS TV contando sobre a situação na cidade. Ele diz que diversas comunidades foram afetadas. Próximo a localidade onde Machado mora, no distrito de Silveira, ele comenta que existe uma área de reflorestamento com cerca de 800 hectares que teve 80% destruído com a queda das árvores. Além deste prejuízo, Machado relata que outros empreendimentos, como pousadas também foram atingidos no município.

Segundo a RGE, Vacaria foi uma das cidades mais afetadas pela forte tempestade com ventos de mais de 100 km/h. De acordo com a companhia, no município houve o registro de quedas de árvores e postes que arremessaram objetos sobre a rede elétrica. 

Em nota, a RGE disse que 53 equipes estão trabalhando na recuperação da rede elétrica que atende Vacaria e São José dos ausentes. Segundo a companhia, a distribuição de luz foi afetada em 381 municípios de abrangência e, por isso é dado prioridade aos casos de serviços essenciais, como hospitais, polícia, bombeiros e trânsito. "Primeiro são restabelecidos os grandes equipamentos, como subestações e linhas de transmissão, depois os alimentadores e transformadores, e, por fim, os atendimentos individuais. Neste momento não há nenhum equipamento de grande porte fora de operação. Os consertos em andamento são para atendimento a clientes individuais ou pequenos grupos", diz o comunicado. A companhia não informou quantas residências foram afetadas e nem anunciou a previsão para normalização da situação.

Leia também
"A população não está  ajudando", diz prefeito de Caxias sobre medidas contra o coronavírus

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros