Morador de Caxias registra funcionários de setor da Secretaria de Saúde atendendo sem máscara - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Denúncia03/07/2020 | 16h09Atualizada em 03/07/2020 | 16h09

Morador de Caxias registra funcionários de setor da Secretaria de Saúde atendendo sem máscara

O titular da pasta diz que equipe será advertida

Morador de Caxias registra funcionários de setor da Secretaria de Saúde atendendo sem máscara Jary Pütten / Arquivo Pessoal/Arquivo Pessoal
Foto foi registrada há duas semanas Foto: Jary Pütten / Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

Jary Pütten enviou à reportagem, nesta quinta-feira (2), uma foto que fez quando foi atendido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Caxias do Sul há duas semanas. Segundo o relato, no dia, os funcionários estavam trabalhando sem os devidos cuidados, como o uso de máscara, por exemplo, no setor onde são confeccionadas as carteirinhas do Sistema Único de Saúde (SMS). 

— Minha mãe se mudou para Caxias e tivemos que levar ela lá para fazer a carteirinha do SUS, para que ela poder utilizar a UBS do bairro. A princípio, não observei nos outros setores, só vi nesse, pois era visível todos os servidores sem as máscaras, trabalhando lado a lado, sem ter o distanciamento mínimo. Isso há 2 semanas atrás. No dia 29 de maio também fui lá pra fazer a minha (carteirinha) e vi os mesmos servidores sem o uso das máscaras, mas não tenho foto deste dia — relata Pütten.

Leia mais:
Secretário admite surto de coronavírus no prédio da Secretaria da Saúde de Caxias

O secretário de Saúde do município,  Jorge Olavo Hahn Castro, disse que tem conhecimento da foto. Ele explica que a pasta sabe qual é o setor envolvido e que as providências serão tomadas. 

— A orientação para os funcionários é 100% do uso de máscara durante o trabalho, quem não usar vai ser repreendido. Na segunda vez, vai ser uma advertência por escrito. Então, não é política o não uso de máscaras. Sobre a foto, sabemos qual é o setor e eles (funcionários) serão advertidos de que não pode acontecer isso — explica. 

O secretário explica que a pasta está tomando os devidos cuidados durante a pandemia:

— Primeiro, a higiene pessoal, o uso obrigatório de máscaras, o uso de anteparos na parte que atende ao público e a restrição de movimento dentro da secretaria. Todos os atendimentos são agendados previamente para evitar aglomeração. 

Em entrevista à reportagem da Rádio Gaúcha Serra, na quarta-feira (1º), Castro admitiu que quatro colaboradores da empresa terceirizada, que presta atendimento à SMS, testaram positivo para o coronavírus. Ele também afirmou que, imediatamente, esses funcionários foram afastados. Ainda de acordo com o secretário,  até o momento, nenhuma pessoa que trabalha na secretaria manifestou qualquer indicio de contágio.    

Leia também:
Registros de ocorrências pela internet crescem 150% em Caxias do Sul durante a pandemia
Presidente do Grêmio diz que Caxias deve ser o campeão gaúcho caso jogos não sejam retomados


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros