Mais de 27% dos bairros de Caxias do Sul já registraram morte por coronavírus  - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Pandemia 20/07/2020 | 13h09Atualizada em 20/07/2020 | 13h09

Mais de 27% dos bairros de Caxias do Sul já registraram morte por coronavírus 

Conforme o secretário da saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, a incidência de mortes está relacionada ao número de idosos residentes em cada região 

Mais de 27% dos bairros de Caxias do Sul já registraram morte por coronavírus  Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Desvio Rizzo é o que registra o maior número de mortes por coronavírus em Caxias do Sul Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Dos 68 bairros de Caxias do Sul, 19  já tiveram alguma morte provocada pelo coronavírus desde o início da pandemia até esta segunda-feira (20). Isso significa que mais de 27% dos bairros do município já registraram morte por coronavírus. Conforme dados da prefeitura, o Desvio Rizzo é o bairro com a maior incidência de mortes, somando seis das 38 mortes confirmadas até agora pela prefeitura. 

Os bairros Rio Branco e Santa Fé  contabilizam quatro óbitos, enquanto Santa Catarina, Centro e Planalto, registraram três mortes cada.  Na sequência,o bairro Cruzeiro já registrou duas, e os outros 11 bairros contabilizam uma morte cada (veja lista completa no final da matéria). 

De acordo com o secretário da saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, a incidência de mortes está relacionada a faixa etária dos bairros. 

— Normalmente são idosos que estão morrendo, a imensa maioria. São os bairros que tem o maior número de idosos que registram mais mortes — destaca o secretário.

Além disso, Castro afirma que a  incidência de coronavírus e as mortes não são coincidentes, já que os bairros que tem maior número de casos, não necessariamente tem o maior numero de mortes.  O bairro com mais casos é Ana Rech, que contabiliza 196 casos confirmados, sendo 144 recuperados, 52 ativos e nenhum óbito,  conforme o último boletim divulgado pela prefeitura. Seguido dele, os bairros com mais infectados são Santa Catarina (101), Centro (99), Santa Fé (98) e Planalto (88).

Acompanhe os casos confirmados na Serra

Outro fator determinante, para o secretário, é a população dos bairros, embora, segundo ele, Caxias do Sul tenha uma das mais baixas taxas de mortalidade de covid-19 por 100 mil habitantes do Rio Grande do Sul. Por fim, Castro destacou que a presença de asilos nos bairros também pode influenciar. As duas mortes registradas nesse tipo de instituição foram no bairro Desvio Rizzo, o que contabiliza mais óbitos no município.

Bairros com mortes confirmadas em Caxias do Sul 

1. Desvio Rizzo (7)
2. Rio Branco (4)
3. Santa Fé (4)
4. Centro (3)
5. Santa Catarina (3)
6. Planalto (3)
7. Cruzeiro (2)
8. Serrano (1)
9. Galópolis (1)
10. Marechal Floriano (1)
11. São Caetano (1)
12. Esplanada (1)
13. Cidade Nova (1)
14. Nossa Senhora de Fátima (1)
15. Kayser (1)
16. De Lazzer (1)
17. Petrópolis (1)
18. Cristo Redentor (1)
19. São Luiz (1)

Dados sobre o coronavírus  em Caxias do Sul podem ser consultados na plataforma Painel Covid, disponibilizada pela prefeitura. 

Leia também
Prefeitura de Caxias confirma mais três mortes por coronavírus
Empresa de Caxias desenvolve sistema adaptado para uso de bebedouros em tempos de pandemia
Pesquisa revela como as empresas familiares têm enfrentado a crise


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros