Interior e outros bairros de Caxias passam a registrar casos de coronavírus em levantamento da prefeitura - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Incidência da covid-1902/07/2020 | 13h23Atualizada em 02/07/2020 | 15h00

Interior e outros bairros de Caxias passam a registrar casos de coronavírus em levantamento da prefeitura

Conforme o Painel Covid, agora são 68 pontos do município com infectados pela doença

Interior e outros bairros de Caxias passam a registrar casos de coronavírus em levantamento da prefeitura Jonatan Sarmento/Arte GZH
Foto: Jonatan Sarmento / Arte GZH

Nove distritos e bairros de Caxias do Sul foram adicionados no Painel Covid da prefeitura com casos confirmados de coronavírus. A plataforma, que disponibiliza várias informações sobre a doença na cidade, também faz uma contagem das pessoas que testaram positivo para a covid-19 em cada ponto do município. Até a segunda semana de junho, o levantamento contava com 59 bairros. Agora, passam a ser 68 localidades, que incluem Vila Cristina (1), Vila Seca (3), Santa Lúcia do Piaí (1), Pedancino (3), De Lazzer (4), Brandalise (3), Criúva (2), Monte Bérico (1) e Floresta (3). Juntas, as nove regiões representam 1,74% do total dos positivos na cidade, que são 1.204, conforme boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Leia mais
Pessoas entre 39 e 49 anos continuam sendo as mais afetadas pela covid-19 em Caxias
Acompanhe os casos confirmados na Serra

De acordo com a prefeitura, o motivo para esses locais aparecerem no painel só agora é porque tiveram casos confirmados que, anteriormente não tinham. Portanto, todas as localidades que constam na plataforma têm pelo menos um infectado pelo coronavírus. Ainda segundo informações do município, os casos em loteamentos são computados para os bairros aos quais pertencem. 

No último levantamento feito pela reportagem no dia 17 de junho, Ana Rech era o bairro com mais contaminados no município. Quinze dias depois, a localidade ainda continua na liderança do ranking. De lá para cá, o número cresceu quase o triplo (180% a mais), chegando a 154 infectados. Destes, 50 estão ativos e 104 são considerados recuperados. O número de casos em Ana Rech tem aumentado gradativamente conforme saem os resultados de exames aplicados em funcionários do frigorífico da JBS, onde teve o primeiro surto da doença em Caxias. A tendência é que o número suba ainda mais nas próximas semanas, já que os diagnósticos estão sendo apresentados em levas. Mesmo com a disseminação do coronavírus no bairro sendo esperada após a confirmação do surto, o total de infectados não corresponde apenas ao ocorrido. Antes disso, na metade de abril, Ana Rech já registrava pelo menos três contaminados. 

O Santa Fé toma a segunda posição, com 54 pessoas que testaram positivo para a covid-19, sendo 31 ativos, 21 considerados recuperados e uma morte. No mês passado, essa posição era ocupada pelo Centro, que agora encontra-se em terceiro lugar, com 53 pacientes. Isso representa um aumento de 96% desde a última pesquisa, quando foram registrados 27 casos no bairro. Na sequência, vem o Serrano e o Desvio Rizzo, que empatam na quarta colocação, com 44 casos. Um aumento significativo porque que há duas semanas atrás o Desvio Rizzo estava na mesma posição atual, junto do Santa Fé, com 18 infectados. Já o Serrano estava em oitavo, com 13 contaminados.

O Santa Catarina permaneceu algumas semanas na terceira colocação desde o início de junho e, mesmo chegando quase ao dobro de contaminados após 15 dias (passou de 19 para 40), o bairro decaiu duas posições (para o sexto lugar), ficando atrás do Planalto, com 41 casos, bairro que passando da nona para a quinta colocação.

Bairros com baixa incidência
No último levantamento feito no mês passado, das 59 localidades registradas, cinco tinham apenas um caso de covid-19: São Virgílio, São Giácomo, Linha 40, Jardelino Ramos e Jardim das Hortências. Destes, São Giácomo e Linha 40 seguem na lista. Os outros passaram a contabilizar, juntos, 12 infectados. Com e entrada de novos distritos e bairros no Painel Covid, Santa Lúcia do Piaí, Monte Bérico e Vila Cristina também passam a integrar as regiões com um contaminado.

Bairros/distritos com casos confirmados de coronavírus em Caxias:
1. Ana Rech (154)
2. Santa Fé (54)
3. Centro (53)
4. Desvio Rizzo e Serrano (44)
5. Planalto (41)
6. Santa Catarina (40)
7. Cruzeiro e Nossa Senhora de Fátima (39)
8. Panazzolo (36)
9. Madureira e São Cristóvão (28)
10. Para Cristal (27)
11. Bela Vista, Rio Branco e Esplanada (26)
12. Nossa Senhora de Lourdes (25)
13. Exposição e Jardim Eldorado (22)
14. Nossa Senhora do Rosário e São Luiz (20)
15. Cidade Nova e Diamantino (19)
16. São Ciro e Centenário (17)
17. Charqueadas, São Pelegrino, São Caetano e Jardim América (16)
18. Nossa Senhora da Saúde e Pio X (15)
19. Sagrada Família e São Victor Cohab (14)
20. Universitário, Cristo Redentor e São Leopoldo (13)
21. Presidente Vargas (11)
22. Marechal Floriano (10)
23. Galópolis, Interlagos, Kayser, Pioneiro e Petrópolis (9)
24. Salgado Filho (8)
25. Santo Antônio e São José (7)
26. Jardelino Ramos, Nossa Senhora das Graças e Medianeira (6)
27. Forqueta e Pôr do Sol (5)
28. De Lazzer e Santa Corona (4)
29. Jardim das Hortênsias, São Virgílio, Vila Seca, Pedancino, Brandalise, Fazenda Souza, Cinquentenário e Floresta  (3)
30. Criúva e Sanvitto (2)
31. Linha 40, Monte Bérico, Santa Lúcia do Piaí, Vila Cristina e São Giácomo (1)

Leia também
Após interdição de supermercado em Caxias, sindicato que representa setor diz que não sabe de outros surtos
Não declarou o Imposto de Renda? Saiba o que fazer

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros