Homem de 61 anos é o nono paciente a receber transfusão de plasma convalescente em Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

No Virvi Ramos01/07/2020 | 14h51Atualizada em 01/07/2020 | 14h51

Homem de 61 anos é o nono paciente a receber transfusão de plasma convalescente em Caxias do Sul

Procedimento funciona em caráter experimental para melhora de infectados graves

Homem de 61 anos é o nono paciente a receber transfusão de plasma convalescente em Caxias do Sul Thiago Rodrigues/Divulgação
Foto: Thiago Rodrigues / Divulgação

Um paciente de 61 de Caxias do Sul é o nono a receber transfusão de plasma convalescente, e o segundo desta semana. O procedimento, que funciona em caráter experimental para tratamento da covid-19, ocorreu na madrugada desta quarta-feira (1) no Hospital Virvi Ramos. O infectado tem histórico de doença cardiovascular e foi internado na última sexta-feira (26). Ele precisou ser transferido para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) na segunda-feira (29).

Leia mais:
Hospital de Caxias do Sul chega a oito transfusões de plasma convalescente no tratamento contra a covid-19
VÍDEO: quarto paciente a receber  plasma convalescente é o primeiro a receber alta hospitalar em Caxias do Sul
Sétimo paciente com coronavírus recebe plasma convalescente em Caxias do Sul
Sexto paciente com coronavírus recebe plasma convalescente em Caxias do Sul
Quinto paciente com coronavírus recebe transfusão de plasma convalescente em Caxias do Sul
Primeiro paciente a receber plasma convalescente no Rio Grande do Sul deixa a UTI 

Segundo o hospital, a confirmação para coronavírus aconteceu na terça-feira, quando ele precisou ser intubado. Nesta quarta, ele recebeu plasma de um curado da doença em uma transfusão de 195 ml.  Segundo a equipe médica, ele poderá receber uma nova transfusão na quinta-feira (2), já que havia somente uma bolsa que apresentava compatibilidade com o sangue do paciente nesta quarta.

O processo, pioneiro no Rio Grande do Sul, já proporcionou melhora a pacientes receptores de plasma. Uma mulher de 32 anos, que realizou o procedimento na segunda-feira, deixou a UTI nesta quarta-feira e é monitorada no quarto de internação do hospital. A recuperação aconteceu em menos de 48 horas após a transfusão.

O primeiro paciente que recebeu o plasma de doador, Tarcísio Giongo, 63 anos, deixou a UTI e segue no quarto do Virvi Ramos desde 15 de junho. De acordo com o hospital, ele apresenta melhora significativa no sistema respiratório e é considerado recuperado do coronavírus.

A mulher de 33 anos, que passou pela transfusão em 11 de junho, começou a intercalar períodos sem ventilação mecânica. Já um paciente de 59 anos, que passou pelo procedimento no dia 17 de junho, apresenta uma leve melhora pulmonar. No caso dele, uma pausa na sedação iniciou nesta quarta-feira.

Um homem de 63 anos, que passou pelo procedimento no dia 24 de junho, tem boa evolução pulmonar e está com sedação pausada desde segunda-feira.  Para Carlos da Silva Borges, 40 anos, o resultado foi extremamente positivo, com alta hospitalar após cerca de 15 dias do recebimento de plasma.

Dentre todos que receberam o tratamento, apenas dois não resistiram, mesmo com o auxílio do processo. Uma mulher de 83 anos morreu em menos de uma semana após a transfusão, em 20 de junho, mesmo dia em que um homem de 64 anos também faleceu mesmo tendo sido receptor de plasma. 

Todas as doações são realizadas no Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs), onde é possível que homens já curados da covid possam doar o plasma. Faz parte do tratamento passar os anticorpos da pessoa recuperada para o doente em estado grave.

As doações precisam ser agendadas pelos telefones (54) 3290-4543 e (54) 3290-4580 ou por meio do whatsapp (54) 984188487. O Hemocs atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min e aos sábados das 8h até 12h, na Rua Ernesto Alves, 2.260, ao lado da UPA Central.

Leia também:
Fiscalização de Flores da Cunha emitiu 86 notificações em 45 dias por descumprimento das regras de distanciamento
Acidente com quatro carros deixa motorista ferida na Avenida São Leopoldo

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros