Funcionários do comércio essencial serão testados para o coronavírus em Flores da Cunha - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Pandemia09/07/2020 | 09h39Atualizada em 09/07/2020 | 11h31

Funcionários do comércio essencial serão testados para o coronavírus em Flores da Cunha

Testagem feita pela Secretaria Municipal da Saúde começa nesta quinta-feira

Funcionários do comércio essencial serão testados para o coronavírus em Flores da Cunha Fabio Carnesella / Divulgação, prefeitura de Flores da Cunha/Divulgação, prefeitura de Flores da Cunha
Os exames ocorrem no ambulatório da covid-19, em frente ao Centro de Saúde Foto: Fabio Carnesella / Divulgação, prefeitura de Flores da Cunha / Divulgação, prefeitura de Flores da Cunha

Começou na manhã desta quinta-feira (9) a aplicação de testes de coronavírus em funcionários do comércio essencial em Flores da Cunha. Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, a expectativa é testar 400 profissionais ao longo de 10 dias.

A primeira etapa, conforme o secretário da Saúde, Vanderlei Stuani, tem foco nos colaboradores de mercados e supermercados. A fase seguinte é voltada àqueles que trabalham em padarias e fruteiras. A projeção também é avançar para funcionários de outros estabelecimentos comerciais, como postos de combustíveis e farmácias. Isso vai depender da disponibilidade dos exames.

Além dos 400 testes já adquiridos com recursos municipais, outros 300 estão em fase de compra. O secretário explica que a testagem é voluntária, ou seja, só aderem os trabalhadores que quiserem. Os testes aplicados são os rápidos, que detectam se o corpo já tem imunidade à doença. Segundo o Stuani,  nos últimos 30 dias, houve um aumento mais expressivo de casos na cidade, com o diagnóstico da doença de até 10 pessoas por dia:

— Nosso objetivo é detectar quem está com covid-19 para evitar que se prolifere. O supermercado é onde tem mais fluxo de pessoas — comenta o secretário.

As equipes de enfermagem são responsáveis por agendar os horários, por meio de uma parceria com os donos dos estabelecimentos. Os exames ocorrem no ambulatório da covid-19, em frente ao Centro de Saúde. Os testes rápidos para profissionais do transporte e motoristas autônomos já estavam liberados e continuam. Trabalhadores dos postos de saúde e do hospital também são testados no município. 

Flores da Cunha tem 145 casos confirmados de covid-19 e uma morte pela doença.

Leia também
Mais de 1700 pessoas estão fora de casa em São Sebastião do Caí
Igreja Católica emite nota sobre padre de paróquia anglicana em Caxias
Três rodovias da Serra seguem com bloqueios nesta quinta-feira

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros