Em terceira rodada de testes, duas casas asilares de Vacaria registram casos positivos para covid-19 - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Pandemia07/07/2020 | 18h42Atualizada em 07/07/2020 | 19h02

Em terceira rodada de testes, duas casas asilares de Vacaria registram casos positivos para covid-19

Resultados foram divulgados nesta terça-feira (7); dois exames foram positivos para o vírus

Em terceira rodada de testes, duas casas asilares de Vacaria registram casos positivos para covid-19 Lauro Alves/Agencia RBS
Foto: Lauro Alves / Agencia RBS

 A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Vacaria realizou, na manhã desta terça-feira (7), a terceira rodada de testes de coronavírus em idosos que residem em asilos do município. De acordo com a pasta, desta vez, apenas dois exames apresentaram resultado positivo, sendo um de residente e outro de funcionário de duas casas asilares diferentes. 

Leia mais:
Com resultados diferentes em duas rodadas, prefeitura de Vacaria faz novos testes em idosos que moram em asilos

A SMS emitiu nota informando que, na primeira testagem, foram aplicados 106 testes rápidos em três casas asilares. E, naquele momento, 26 apresentaram resultado positivo. Esses pacientes foram levados ao Hospital Nossa Senhora da Oliveira para fazerem tomografias. Na sequência, os idosos que já haviam testado positivo, passaram por um novo teste rápido, mas todos os resultados deram negativo.

Como os resultados foram diferentes nas duas rodadas, a SMS solicitou uma contraprova, realizada por um laboratório contratado, com um método de análise de maior precisão. Todos que haviam testado positivo anteriormente, passaram pela nova testagem e, desta vez, apenas dois exames apresentaram resultado positivo, no caso, o idoso e o funcionário citados no início desta reportagem. 

A SMS ressaltou, em nota, que "estão sendo tomadas todas as providências com relação aos pacientes positivos dentro das Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) e também serão tomadas todas as medidas necessárias em relação aos testes rápidos utilizados"

Confira a nota na íntegra:

"A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Vacaria, desde o início do mês de Maio de 2020, vem realizando testes rápidos de rotina nas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) do município. Conforme Protocolo Municipal, os idosos e funcionários são testados, como medida auxiliar de triagem de casos de contaminação pelo Novo Coronavírus, e para prevenção de surtos. O Protocolo foi instituído pelo risco que os idosos apresentam em caso de contaminação e desenvolvimento de COVID-19. 

Na data de 06/07/2020, iniciamos um novo ciclo de testagens, com testes rápidos que ainda não havíamos utilizado, adquiridos através do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Região dos Campos de Cima da Serra (CONDESUS), estando os mesmos com todos os requisitos do edital publicado, inclusive com registro na ANVISA. 

Nesta data, foram realizados 106 testes rápidos em 3 casas asilares, sendo que obtivemos 26 testes rápidos com resultado positivo. Imediatamente, profissionais médicos e enfermeiros foram nas ILPIs para realizar avaliação clínica dos idosos, conforme já previsto no Protocolo Municipal. Após a avaliação, alguns idosos foram encaminhados ao Hospital Nossa Senhora da Oliveira (HNSO) para realizarem exame de Tomografia Computadorizada. Conforme protocolo interno do HNSO, os idosos foram novamente testados, e desta vez os testes rápidos apresentaram resultado negativo. 

Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde solicitou uma contraprova para todos os exames positivos, contratando um laboratório para realizar novos testes com outro método de análise, obtendo dessa forma apenas 2 exames com resultado positivo, de duas casas diferentes, sendo um residente e um funcionário. 

Salientamos que os Testes Rápidos são uma medida auxiliar e de triagem diagnóstica, e estão propensos a resultados falsos negativos, ou falsos positivos. Sendo o que disponibilizamos neste momento de pandemia, são utilizados como ferramenta auxiliar para detecção precoce de casos. 

A SMS esclarece que estão sendo tomadas todas as providências com relação aos pacientes positivos dentro das ILPIs e também serão tomadas todas as medidas necessárias em relação aos testes rápidos utilizados. 

O Protocolo de Testagem continuará a ser realizado nas ILPIs, pois a prioridade será sempre a saúde dos idosos e funcionários, com objetivo de prevenção de surtos nessas instituições."

Leia também:
Hospital de Caxias chega a 10 transfusões de plasma convalescente
Lateral do Juventude prega cautela para retorno dos jogos no Rio Grande do Sul 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros