Construção de novos corredores de ônibus causarão restrições de trânsito no centro de Caxias - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Marechal Floriano e Bento Gonçalves07/07/2020 | 14h08Atualizada em 07/07/2020 | 14h08

Construção de novos corredores de ônibus causarão restrições de trânsito no centro de Caxias

Obras começam nos próximos dias no cruzamento da Marechal Floriano com a Rua Sarmento Leite

Construção de novos corredores de ônibus causarão restrições de trânsito no centro de Caxias André Fiedler/Agência RBS
Marechal Floriano, entre as Ruas Sarmento Leite e Tronca, será o primeiro ponto a receber as obras Foto: André Fiedler / Agência RBS

A construção de novos corredores de ônibus de concreto causará restrições no trânsito da área central de Caxias nos próximos meses. A ordem de início das obras foi assinada nesta segunda-feira (6) e as máquinas estarão na pista assim que a chuva der uma trégua.

Leia mais
Ruas Marechal Floriano e Bento Gonçalves, em Caxias, ganharão corredores em concreto

Os corredores ficarão na Rua Marechal Floriano, entre as ruas Sarmento Leite e Bento Gonçalves, e na Bento, entre as ruas Coronel Flores e Guia Lopes. Segundo o secretário de Trânsito, Alfonso Willembring, o primeiro ponto a receber as obras será o início da Marechal Floriano, junto ao cruzamento com a Rua Sarmento Leite. As equipes se concentrarão em uma quadra por vez, avançando em direção ao centro.

Na medida em que os trabalhos forem evoluindo, vias transversais terão o trânsito bloqueado por cerca de 30 a 40 dias para escavações e aplicação do concreto. A primeira a ser interrompida será a Rua Tronca, que tem previsão de bloqueio em agosto. Durante as obras, a orientação será desviar pela Sarmento Leite.

Já nos cruzamentos das ruas Sinimbu, Os 18 do Forte e Pinheiro Machado, vias utilizadas pelo transporte coletivo, o objetivo é bloquear apenas metade do cruzamento por vez. Dessa forma, não há necessidade de desvio das linhas.

— É impossível se colocar a mão numa obra dessa sem que haja transtorno — destaca o secretário.

Após a conclusão das obras na Rua Marechal Floriano as equipes se concentrarão na Rua Bento Gonçalves, começando no cruzamento com a Rua Coronel Flores e seguindo em direção à Rua Do Guia Lopes. De acordo com Willembring, a opção de trabalhar em uma rua por vez é para reduzir os transtornos aos motoristas.

Além da construção dos corredores em si, também serão realizados reparos nas redes de drenagem e esgoto das vias e o recapeamento completo da pista. Conforme o projeto, em pontos onde o asfalto antigo está danificado, ele será retirado para aplicação da nova camada. Onde os danos não forem significativos, o novo pavimento será aplicado por cima.

As faixas a serem implantadas serão semelhantes às já existentes nas ruas Sinimbu e Pinheiro Machado e fazem parte de um único projeto previsto para ser implantado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade - Médias Cidades. As obras eram planejadas ainda durante a gestão do ex-prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT), mas o projeto foi arquivado durante a gestão de Daniel Guerra (Republicanos). Como os recursos já haviam sido liberados pelo governo federal, a prefeitura precisava começar as obras até este mês para não perder o direito de utilização.

Ao todo, as obras terão custo de R$ 5 milhões, dos quais cerca de R$ 4 milhões são oriundos do PAC e o restante é contrapartida do município. O cronograma prevê a entrega em maio de 2021, mas, de acordo com Willembring, a intenção é fazer o mais rápido possível para entregar antes do prazo.

Leia também
Família de Caxias do Sul fará expedição para vender bandeira do Brasil
Parceira dos policiais, cadela ajuda a evitar que drogas e celulares entrem em cadeia de Caxias do Sul
Moradores de Vacaria e São José dos Ausentes estão sem energia elétrica há uma semana 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros