Com termômetros gelados, São Francisco de Paula espera aumento de turistas neste fim de semana - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Inverno03/07/2020 | 14h15Atualizada em 03/07/2020 | 14h15

Com termômetros gelados, São Francisco de Paula espera aumento de turistas neste fim de semana

Hotéis, pousadas e comércio projetam maior procura a partir deste sábado

Com termômetros gelados, São Francisco de Paula espera aumento de turistas neste fim de semana Antonio Valiente/Agencia RBS
Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

Destino turístico que se consolida no RS, São Francisco de Paula amanheceu coberto de geada nesta sexta-feira (3). As temperaturas geladas, na marca de - 1 grau, e a  sensação térmica de - 3, aliadas ao fenômeno natural, começam a movimentar a cidade. 

—  A paisagem coberta de geada é um atrativo aos turistas. Fica lindo _ ressalta Daiane Letícia Silveira da Silva, 30 anos, recepcionista do hotel Cavalinho Branco.

Com a geada e a previsão de frio intenso no sábado (4) aumenta a procura por reservas. As paisagens naturais presentes na cidade são um dos atrativos que tornam a Serra protagonista do setor turístico no inverno:

—  O telefone toca mais quando os termômetros ficam perto ou abaixo de zero. Com a geada aumenta o movimento. O frio é nosso aliado. As pessoas vêm passear e acabam decidindo passar ao menos uma noite em São Chico.

Leia mais
Mesmo com frio, movimento de turistas na Região das Hortênsias deve ser baixo nesse final de semana
A Serra gelada: confira as temperaturas registradas em municípios da região nesta sexta-feira

Na Pousada do Engenho, além do cenário acolhedor e do conforto, as cabanas proporcionam segurança aos hóspedes, e facilitam o distanciamento social necessário em função da pandemia de coronavírus.

 —  Essa é a melhor época do ano para o nosso setor. Tem expectativa de aumento no movimento. Estamos com reservas, mas andamos devagar em função da pandemia  —  diz Suravi Lemos, 68, uma das sócias do empreendimento.

Ela explica que a pousada atende mais no final de semana devido à necessidade de esperar três dias para receber novos hóspedes.

 —  Seguimos todas as normas de segurança, de higienização e cuidados. Como temos as cabanas, os hóspedes têm ainda mais segurança. Eles podem ficar em contato apenas com os familiares e amigos.

No Hotel das Araucárias, também aumenta a expectativa pela chegada de turistas. O proprietário Valdomiro Costa, 69, ressalta que o frio é sempre bem-vindo para movimentar o setor.

 —  Quando se fala em neve, geada e até chuva congelada, quem mora nas regiões mais quentes nos procura para curtir o frio. Os turistas querem aproveitar o que a estação tem de melhor: paisagens, comida típica, lareira e um bom vinho.

Ele aponta que, com a pandemia de covid-19, o setor caminha lentamente:

 —  Está tudo lento. O pessoal tem medo de sair de casa. Aqui no hotel, nós temos o diferencial de ser cabana e não precisar sair do quarto se não quiser.

Para driblar a pandemia, o hotel se reinventou e passou a servir café e pratos nas cabanas:

 —  Agora temos serviço de quarto. Aqui o conforto e segurança estão garantidos  —  assegura ele.

 SÃO FRANCISCO DE PAULA, RS, BRASIL (03/07/2020)Com termômetros gelados, São Francisco de Paula espera aumento de turistas neste fim de semana. Hotéis, pousadas e comércio projetam maior procura a partir deste sábado. (Antonio Valiente/Agência RBS)<!-- NICAID(14537194) -->
Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

Comércio também projeta aumento na procura

Para Lairton Kaefer, 43, proprietário da padaria Big Pão, na área central, o frio é sinônimo de movimento:

 —  O frio atrai turistas e sempre ajuda porque embeleza ainda mais São Chico. As pessoas querem ver as paisagens cobertas de geada. Para se esquentar, procuram um café quentinho e uma boa alimentação. O movimento aumenta no comércio  —  comemora.

Na Pousada Casa de Pedra, o hotel está com 60% da capacidade permitida reservada. 

 —  Só não reservamos os demais quartos porque temos as restrições, mas se dependesse da procura estaríamos lotados  —  destaca Andréia da Luz Soares. 

 SÃO FRANCISCO DE PAULA, RS, BRASIL (03/07/2020)Com termômetros gelados, São Francisco de Paula espera aumento de turistas neste fim de semana. Hotéis, pousadas e comércio projetam maior procura a partir deste sábado. (Antonio Valiente/Agência RBS)<!-- NICAID(14537186) -->
Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

"Frio assim só tinha sentido fora do Brasil"

Os paulistas Vagner Plate, 39 e Marcos Biazon, 45 estão viajando pelo RS de motocicleta. Eles chegaram em São Francisco de Paula na última quinta-feira (2).

 —  Frio assim só tinha sentido fora do Brasil. Temperatura negativa mesmo só no Chile. Aqui é a primeira vez. Saí de São Paulo falando que queria ver neve. Disse isso brincando e fui presentado com essa paisagem linda coberta de geada  —  afirma Plate.

Biazon conta que os dois encararam a forte chuva dos últimos dias na estrada, o ciclone-bomba e agora geada.

 —  Passamos por diversos fenômenos naturais. Já conhecia São Chico, mas é a primeira vez que pego uma temperatura negativa. Gosto muito daqui. É agradável e o frio tem esse encanto porque a a cidade fica mais bonita.

O que diz o Secretário de Turismo

O secretário do Turismo, Cultura e Desporto, Rafael Castelli Costa, afirma que o frio aumenta a a previsão de movimento, que é necessário ao setor turístico, mas também provoca apreensão diante da pandemia:

 —  Os hotéis, restaurantes, pousadas e o comércio têm cumprido todos os protocolos e muitos já aderiram às medidas do Ministério da Saúde, do selo de segurança sanitária, e temos procurado fazer o tema de casa. São Chico está organizada e se reorganizando diante do cenário desafiador provocado pela pandemia. Temos recebido turistas da região e estamos nos consolidando como roteiro turístico.

Ele frisa que a cidade quer receber turistas, mas ressalta a necessidade de manter todos os cuidados:

 —  Queremos que o turista venha, mas com essa consciência de que é preciso se prevenir, se cuidar, usar máscara e álcool gel, cumprindo todos os ritos e protocolos. Buscamos esse equilíbrio entre a preservação da vida e da saúde com a movimentação econômica que é importante para o setor.

Leia também
Doze candidatos se encaminham para a disputa à prefeitura de Caxias
Exército vistoria RS-448 para tentar restabelecer tráfego de forma emergencial entre Farroupilha e Nova Roma do Sul
Imobiliária promove cortina do abraço em condomínio de Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros