Cerca de 70 mil quilos de aves são recolhidos após morte de animais durante alagamento em Nova Prata - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Enchente13/07/2020 | 13h10Atualizada em 17/07/2020 | 06h16

Cerca de 70 mil quilos de aves são recolhidos após morte de animais durante alagamento em Nova Prata

Mutirão de limpeza ocorre na terça-feira em localidade onde dois aviários foram fortemente atingidos pela chuva

Cerca de 70 mil quilos de aves são recolhidos após morte de animais durante alagamento em Nova Prata Defesa Civil/Nova Prata
Propriedade foi alagada após córrego transbordar Foto: Defesa Civil / Nova Prata

A morte de 34,9 mil frangos que eram armazenados em dois aviários no interior de Nova Prata, na Serra, é tratada como recorde pela prefeitura. O fato representa o maior número de aves já mortas ao mesmo tempo no município. A chuva, que atingiu 160mm entre a noite de sábado (11) e a madrugada de domingo (12), fez com que um córrego transbordasse atingindo dois aviários da localidade de Capela Santa Terezinha, a cerca de 5 km do centro do município.

A partir desta segunda-feira (13), a família proprietária organiza um mutirão com o objetivo de limpar os locais. Para isto, será necessário retirar 70 mil quilos em aves que precisam ser descartados conforme regras ambientais. O mutirão deverá ocorrer na terça-feira (14). Segundo a prefeitura, maquinários serão deslocados para realizar abertura de valas na localidade.

Leia mais
Homem morre soterrado em Nova Prata

Os aviários são de propriedade de Rogério Dall Agnol, conforme a Defesa Civil. A coordenadora do órgão no município, Patrícia Donadello Lovison, afirma que será feito um laudo com a descrição das perdas. O documento será necessário para que o proprietário possa acionar o seguro, já contratado anteriormente, mas que cobre apenas danos de infraestrutura. O valor estimado do prejuízo em relação aos animais não foi informado.

Chuva deixa estragos em Nova Prata e causa a morte de cerca de 35 mil frangos<!-- NICAID(14543501) -->
Parte de estrada municipal rompeu com a chuvaFoto: Prefeitura de Nova Prata / Divulgação

A chuva também provocou estragos em acessos do interior nas comunidades de Santo Isidoro, Santa Terezinha, Gramado e Gramadinho. No bairro Sagrada Família, bueiros estouraram. Conforme a Defesa Civil, oito famílias foram acolhidas em casas de familiares após as casas serem alagadas.  

De acordo com registros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Prata, o acumulado de chuva entre os dias 7 e 12 de julho chega a 310mm, sendo que 140mm são de registros entre os dias 11 e 12.

Leia também
Prefeitura de Caxias do Sul confirma 31ª morte por covid-19 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros