Calor atípico deve permanecer na Serra até quinta-feira - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Clima22/07/2020 | 15h12Atualizada em 23/07/2020 | 07h59

Calor atípico deve permanecer na Serra até quinta-feira

Em pleno inverno, região vem registrando temperaturas acima dos 22°C. Entenda o motivo

Calor atípico deve permanecer na Serra até quinta-feira Porthus Junior/Agencia RBS
Nesta quarta-feira, a máxima pode chegar aos 25°C Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Mesmo para os acostumados com a viração de tempo — velha conhecida dos caxienses — as altas temperaturas registradas na Serra desde o último final de semana chamam a atenção.  Nesta quarta-feira (22), embora o dia tenha começado em torno dos 13°C em Caxias do Sul, a máxima pode chegar aos 25°C à tarde. Esse calor todo, segundo a meteorologista da Somar Gabriele Golart, se deve a um bloqueio atmosférico no Oceano Pacífico que impede o avanço de frentes frias. Mas o cenário deve mudar a partir desta quinta-feira: com o enfraquecimento do bloqueio, a frente fria vinda do Uruguai deve conseguir avançar pelo Estado, provocando novas chuvas a partir de sexta.

Ainda assim, não é esperado um alto volume de precipitação. Para a sexta-feira, as máximas acumuladas não devem passar dos 20 milímetros. O índice não se compara ao das últimas grandes chuvas na região: para se ter ideia, Caxias do Sul contabilizou 126 milímetros entre a manhã de 7 de julho e as 8h30min de 8 de julho. Foi o maior volume desde o início da estiagem, em novembro. Só até 12 de julho, o município acumulou 324,6 milímetros de chuva, conforme a coleta feita pela Estação Meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), sendo que a média histórica do mês gira em torno de 160 milímetros. Após tanta água, em torno de 800 pontos em ruas da cidade necessitaram de reparos.

Gabriele explica que, neste segundo semestre de julho, a média de temperatura na Serra está próxima à esperada para o mês. No inverno do ano passado, as temperaturas ficaram ligeiramente abaixo da média neste mesmo período. Com o bloqueio atmosférico atuando e as frentes frias concentradas somente em áreas mais ao sul do continente, é normal que as temperaturas se elevem de forma rápida, como aconteceu nesta semana.

— Os desvios em relação à climatologia não são muito altos por enquanto, então podemos dizer que, apesar de não ser esperado, esse calor é reflexo de um sistema atmosférico bastante comum nesta época do ano — esclarece a meteorologista.

:: Média de temperatura máxima para o mês de julho: 16,9°C
:: Média de temperatura máxima para julho de 2020 por enquanto: 16,1°C
:: Média de temperatura máxima para julho de 2019: 16,8°C
:: Maior máxima de julho em 2020: 25,6°C
:: Maior máxima de julho em 2019: 24,8°C

A previsão para o final da semana na Serra é de pouca chuva e diminuição gradual das temperaturas, principalmente no sábado. No entanto, conforme Gabriele, o frio não será tão intenso quanto o registrado na última quarta-feira, quando pelo menos 15 municípios do RS amanheceram abaixo de 0°C.

Leia mais
Serra gelada: como é a rotina de trabalhadores que acordam cedo apesar das baixas temperaturas
FOTOS: confira imagens do frio em cidades da Serra

Confira as máximas e mínimas para este sábado na região:

Caxias do Sul: 11°C - 2o°C
Bento Gonçalves: 10°C - 23°C
Farroupilha: 10°C - 23°C
Gramado: 11°C - 21°C
Canela: 10°C - 20°C
Flores da Cunha: 10°C - 21°C
São José dos Ausentes: 7°C - 15°C
São Francisco de Paula: 11°C - 21°C

Leia também
Sociedade por João Pulita
Retomada de voos comerciais em Caxias já tem data para acontecer
MP recomenda que prefeitura de Caxias feche bares e restaurantes no entorno de estádios em dias de jogos

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros