Após rio atingir marca histórica, São Sebastião do Caí decreta situação de emergência - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Enchente10/07/2020 | 07h54Atualizada em 10/07/2020 | 07h54

Após rio atingir marca histórica, São Sebastião do Caí decreta situação de emergência

Elevação em mais de 14 metros é uma das maiores nos últimos anos

Após rio atingir marca histórica, São Sebastião do Caí decreta situação de emergência Antonio Valiente/Agência RBS
Rio Caí em 1º de julho. Cidade havia passado por ciclone uma semana antes da nova cheia registrada nesta semana Foto: Antonio Valiente / Agência RBS

A medição do Rio Caí registrava 11,10 metros às 6h desta sexta-feira (10) em São Sebastião do Caí, no Vale do Caí. O nível ainda é considerado alto, mas já representa um alento para quem viu chegar a 14,40 metros na quarta-feira (8). A marca está entre as maiores na história de cheias do rio. Em outubro de 2016, chegou a 14,66 metros. A medida foi similar também nos anos de 2011 e 2007. Por conta da gravidade da situação, o município decretará situação de emergência. O documento será publicado na manhã desta sexta.

Conforme a Defesa Civil do município, desde a noite de quinta-feira (9) até a manhã desta sexta, o rio baixou cerca de dez centímetros por hora. Na noite de terça-feira (7), a elevação chegou a um metro por hora, fazendo com que moradores tivessem que deixar suas casas.

Leia mais
"Não há o que fazer", desabafa morador de São Sebastião do Caí

Segundo o coordenador da Defesa Civil na cidade, Pedro Griebler, 172 pessoas estão em abrigos na cidade, em um ginásio, um pavilhão no bairro Rio Branco e na associação de moradores no bairro Quilombo. Além disso, uma comunidade que atende a jovens dependentes químicos foi alagada e o grupo foi encaminhado para uma escola rural em Arroio Bonito.

As enchentes no Caí acabam sendo repetitivas, já que o rio sobe rapidamente devido a água dos rios de Nova Petrópolis e Caxias do Sul. Se o tempo colaborar, a expectativa é de iniciar a remoção das famílias dos abrigos a partir de segunda-feira (13).

Leia também
Prefeitura de Caxias do Sul confirma o 25º óbito por coronavírus

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros