Uma esquina em obras nos anos 1940 - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Memória30/06/2020 | 07h00Atualizada em 30/06/2020 | 07h00

Uma esquina em obras nos anos 1940

Trecho é um dos mais movimentados do Centro de Caxias

Uma esquina em obras nos anos 1940 Studio Geremia , Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami Indexador: Andressa_Oestreich / Divulgação/Divulgação
A Rua Visconde de Pelotas captada a partir da esquina com a Sinimbu no início dos anos 1940. À direita, parte da antiga sede dos Correios e Telégrafos Foto: Studio Geremia , Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami Indexador: Andressa_Oestreich / Divulgação / Divulgação

Sem atentar para as legendas, provavelmente pouca gente vai reconhecer o local das fotos desta coluna. Trata-se de um dos cruzamentos mais movimentados do centro de Caxias, o das ruas Sinimbu com Visconde de Pelotas, recebendo os trabalhos de calçamento ocorridos durante a administração do prefeito Dante Marcucci (gestão 1935-1947).

As três imagens destacam pontos bastante lembrados – e frequentados – por quem tem mais de 50 anos. Falamos da antiga agência dos Correios e Telégrafos, da lendária Casa Mandelli e da firma Irmãos Calcagnotto & Cia, a partir de onde foram captadas as fotos menores abaixo. 

Na imagem maior acima vemos também o prolongamento da Visconde, com parte da sede dos Correios (à direita), a Tipografia e Papelaria de Octacilio Brandi (ao centro), a Livraria Saldanha (na esquina com a Júlio) e, mais ao fundo, o prédio do Museu Municipal. A edificação abrigou a antiga Intendência Municipal e a prefeitura, até sua transferência para o antigo Pavilhão da Festa da Uva, na Rua Alfredo Chaves, em 1975.

Leia mais
A Praça Dante Marcucci no antigo distrito de São Marcos em 1940
Antes e depois: confira como era e como estão prédios e locais de Caxias do Sul
Caxias de outros tempos: teste seus conhecimentos

ANTES E DEPOIS

O “antes e depois” é parte integrante dos álbuns Obras do Estado Novo Caxias – Alguns Flagrantes de Urbanização e Saneamento – Administração Dante Marcucci. Pertencentes ao acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, os dois livros trazem registros preciosos do processo de rebaixamento, pavimentação e paisagismo de diversos pontos da área central da cidade.

Entre o final dos anos 1930 e o início da década de 1940, a Secretaria de Viação e Obras Públicas e a Diretoria de Obras e Saneamento foi responsável pelas intervenções em vários trechos da Av. Júlio de Castilhos e das ruas Sinimbu, Visconde de Pelotas, Alfredo Chaves, Borges de Medeiros, Coronel Flores, Garibaldi e Marechal Floriano.

Leia mais
Casas e prédios de outrora: teste seus conhecimentos
Ruas de Caxias: o antes e o depois das obras em 1940
O paraíso do vinho no bairro São Pelegrino
Avenida Rio Branco e a Sociedade Brasileira de Vinhos 

O trabalho de calçamento, com a antiga agência dos Correios e Telégrafos ao fundo. Mais acima, a lendária Casa MandelliFoto: Studio Geremia , Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami Indexador: Andressa_Oestreich / Divulgação
O trecho concluído visto a partir da antiga firma Irmãos Calcagnotto (atual Casa & Cia), já com o paisagismo e as árvores crescidasFoto: Studio Geremia , Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami Indexador: Andressa_Oestreich / Divulgação

Saiba mais

Confira mais imagens comparativas das obras realizadas nas décadas de 1930 e 1940 acessando o site do Arquivo Municipal (CLIQUE AQUI).

Leia também
Os 90 anos de dona Neli Communello Cavalli
Transviados caxienses do século 19, por João Spadari Adami
Acordeons Todeschini em anúncios dos anos 1960
Hugo Neumann e a neve de 1942 em Linha Imperial

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros