Tradicional almoço de igreja ganha versão drive-thru na paróquia São José, em Caxias - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Adaptação07/06/2020 | 14h36Atualizada em 07/06/2020 | 18h53

Tradicional almoço de igreja ganha versão drive-thru na paróquia São José, em Caxias

300 kits foram entregues neste domingo

Tradicional almoço de igreja ganha versão drive-thru na paróquia São José, em Caxias Antonio Valiente/Agencia RBS
Fiéis que buscavam almoço também recebiam bênção do padre Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

A festa em honra a São José Operário, celebrada tradicionalmente em maio, costuma reunir cerca de 700 pessoas no salão da paróquia São José, em Caxias. Com a impossibilidade de agrupar a comunidade neste período de distanciamento social, a saída encontrada foi a realização de um encontro ao estilo drive-thru, novidade para este tipo de evento. 

Leia mais
Paróquias de Caxias inovam e realizam almoços no modo drive-thru

Desde sábado (6), cerca de 30 voluntários estiveram envolvidos na preparação do almoço típico — que inclui galeto, massa, maionese, pão e biscoito caseiro. Os mais idosos, que costumam participar ativamente deste tipo de iniciativa, desta vez ficaram em casa. Neste domingo (7), 300 kits foram recebidos por quem havia comprado o ingresso antecipadamente. As encomendas eram entregues diretamente nos carros, enquanto os fiéis recebiam uma bênção especial do padre Oscar Roberto Chemello, pároco da Igreja São José.

— A comunidade abraçou a ideia, a receptividade foi muito boa, tanto que chegamos ao limite de encomendas que conseguiríamos entregar. Acho que a comunidade estava esperando este momento, todo mundo com saudade da festa. E então fizemos essa iniciativa também como símbolo de uma retomada — comentou o padre.

Kits continham galeto, massa, maionese, pão e biscoito, tudo produzido por voluntários da paróquiaFoto: Siliane Vieira / Agência RBS

A entrega dos almoços começou por volta das 11h30min e, pertinho do meio-dia, cerca de 15 carros acumulavam-se na fila para retirar o almoço e receber a bênção do padre. A aposentada Hermília Prestes Nicoleti, 74 anos, foi a primeira a chegar para buscar seu kit. Ela costuma frequentar as missas da paróquia, onde também casou, e ficou feliz em poder participar do almoço da comunidade, mesmo que neste novo formato.  

— Acho muito bom porque daí também não preciso cozinhar — brincou ela.

Cada kit foi vendido a R$ 65, e servia em torno de quatro pessoas. Desta forma, o almoço acabou envolvendo mais público (aproximadamente 1,2 mil pessoas) do que quando realizado no salão da igreja, formato tão tradicional na região.

— É uma maneira de a comunidade se manter unida, cada um fazendo a sua parte — disse a voluntária Rosilene Monteiro Rodrigues, 41, que chegou às 7h deste domingo para ajudar na preparação do almoço.

Leia também
Equipe de voluntários presta atendimentos de saúde a moradores de rua acolhidos pela prefeitura, em Caxias
Escola infantil realiza "drive  thru solidário" em benefício ao projeto Mão Amiga, em Caxias do Sul
Caxias do Sul tem 259 casos confirmados de covid-19
Bento Gonçalves tem a 19ª morte por covid-19 confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros