Segunda fase de pesquisa nacional sobre coronavírus começa nesta quinta-feira em Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Visita domiciliar04/06/2020 | 10h17Atualizada em 04/06/2020 | 10h17

Segunda fase de pesquisa nacional sobre coronavírus começa nesta quinta-feira em Caxias do Sul

Testes efetuados com recursos do Ministério da Saúde deverão auxiliar nas estratégias de combate à pandemia

Segunda fase de pesquisa nacional sobre coronavírus começa nesta quinta-feira em Caxias do Sul Lauro Alves/Agencia RBS
Foto: Lauro Alves / Agencia RBS

Duzentos e cinquenta moradores de Caxias do Sul serão visitados a partir desta quinta-feira (4) por técnicos do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) em uma ação para coleta de dados da pesquisa Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil. A intenção é recolher informações nacionais que representem a amostra do cenário mais atual sobre a presença de coronavírus nas cidades mapeadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta fase do estudo. As visitas seguirão até sábado (6) em Caxias.

O formato consiste em sortear 250 casas para que a equipe defina onde fará as visitas presenciais. Já na residência, o sorteado terá que concordar em participar da pesquisa assinando um termo. A partir disso, será feito um teste rápido. É uma pequena picada em um dos dedos para que uma gotícula se sangue seja analisada no coletor de testes. O resultado é conhecido em 15 minutos, tempo suficiente para que o entrevistador faça perguntas estipuladas em um questionário. Caso o resultado seja positivo para covid-19, todos os moradores terão que ser testados na sequência.

A mesma pesquisa ocorre em 133 municípios brasileiros. A Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) é a coordenadora do processo no Rio Grande do Sul e conta com apoio da Universidade de Caxias do Sul (UCS) para amostras coletadas na cidade. O reitor da (Ufpel), Pedro Hallal, explica que esta é a segunda fase da pesquisa brasileira, mas além desta, houve as estaduais das quais Caxias fez parte em outras quatro etapas, além da primeira parte nacional.

— Caxias tem o privilégio de fazer parte das duas pesquisas ao mesmo tempo. Nas fases anteriores, cinco já em Caxias, têm sido raro dar teste positivo na cidade. Esperamos que se confirme de novo. Faço pesquisas há muito tempo em outras áreas e normalmente temos certa dificuldade das pessoas quererem participar. Mas nesta de coronavírus é interessante, é ao contrario. As pessoas tem adorado participar porque todos querem fazer testes de coronavírus e é gratuito. Caxias tem sido muito colaborativa nesse processo — diz Hallal.

Leia mais
Estudo da UFPel projeta quase 800 infectados pelo coronavírus em Caxias do Sul

Conforme o reitor, as outras cidades desta fase são Ijuí, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Uruguaiana. O formato não conta com voluntários, as escolhas são feitas por sorteio propositalmente.

— Selecionamos por acaso. Muitos querem ser voluntários, mas não pode, é por sorteio. Pra entender: é como fazer uma pesquisa eleitoral somente em um bairro, pode ser que esse bairro já tenha por característica votar em determinado candidato — explica.

O resultado dos testes está previsto para os próximos dias 10 e 11. A pesquisa é um investimento do Ministério da Saúde e os resultados deverão ser utilizados para auxiliar nas estratégias para diminuir a disseminação da covid-19 no Brasil.  

Leia também
As crises que venci: acompanhe entrevista com Hermínio Ficagna
Secretaria Estadual da Saúde confirma a 15ª morte em Bento Gonçalves por causa do coronavírus 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros