São José dos Ausentes e Cambará do Sul esperam grande fluxo turístico com frio do fim de semana - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Primeira onda do inverno26/06/2020 | 13h37Atualizada em 26/06/2020 | 13h37

São José dos Ausentes e Cambará do Sul esperam grande fluxo turístico com frio do fim de semana

Campos de Cima da Serra tem pequena chance de queda de flocos de neve entre sábado e domingo

São José dos Ausentes e Cambará do Sul esperam grande fluxo turístico com frio do fim de semana Diogo Sallaberry/Agencia RBS
São José dos Ausentes pode marcar -4°C no domingo (28) Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

Bastou menos de uma semana para que as temperaturas amenas que marcaram o início do inverno dessem lugar às características climáticas típicas da estação. A queda nos termômetros, que começou nesta quinta-feira (25), deve atingir o ápice no fim de semana e já aumentou a procura de turistas por cidades dos Campos de Cima da Serra.

Leia mais
Temperaturas despencam e amanhecer é gelado na Serra

Segundo a Somar Meteorologia, as cidades de São José dos Ausentes e Cambará do Sul não só devem ter marcas negativas como podem registrar flocos de neve, se houver a combinação perfeita.

— A chance é pequena e serão pequenos flocos ou chuva congelada, onde a queda ocorre na forma líquida e a água congela ao tocar uma superfície. Para ter neve, é preciso que haja a combinação de umidade e frio. Se não tiver os dois, acontece a geada ou a chuva — explica o meteorologista Fábio Luengo.

Conforme o especialista, nem todos os modelos de previsão apontam a chance de neve, por isso é preciso ter precaução. A expectativa, contudo, é de que São José dos Ausentes, que marcou 0,2°C às 4h desta sexta-feira (26), a menor temperatura do Estado, tenha mínimas de -2°C no sábado (27) e -4°C no domingo (28), enquanto as máximas ficam em 6°C e 7°C respectivamente. Já em Cambará o sábado terá temperaturas entre -1°C e 8°C e o domingo, entre -2°C e 9°C. A chuva tem mais chance de ocorrer na região entre a tarde de sábado e a manhã de domingo.

— Se o horário da chuva não coincide com a temperatura perto de 0°C, é mais improvável que haja neve — observa Luengo.

Ainda que a neve não apareça, os hotéis e pousadas dos Campos de Cima da Serra devem ter todos os leitos ocupados, dentro das limitações impostas pelos decretos de combate ao coronavírus. A pandemia, aliás, não afastou os visitantes de São José dos Ausentes, segundo a secretária de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, Aline Maria Trindade Ramos. Na cidade, a limitação dos hotéis está em 50% dos leitos.

— Não sei se é por ser um lugar aberto, com menos densidade populacional e por não termos nenhum caso de coronavírus, mas estamos tendo procura bastante grande. Sentimos que vai vir muito visitante que iria para o Exterior e está mudando os planos — destaca.

Em Cambará do Sul, a Secretaria de Turismo já recebia nesta sexta-feira diversas ligações com pedidos de informação a respeito do clima no fim de semana. Além da expectativa de ocupação de todos os leitos hoteleiros, dentro dos 60% disponíveis, também é esperada grande visitação aos cânions por pessoas que não irão pernoitar na cidade.

— A procura é por isso, por natureza, ao ar livre — acrescenta a secretária Beatris Trindade.

Os parques nacionais de Cambará operam com limitação de 800 visitantes diários cada um. O acesso de veículos também é controlado, e cada pessoa que entra na cidade passa por verificação de febre.

Mais duas frentes frias

A onda de frio que derrubou as temperaturas no fim desta semana é apenas a primeira de uma série de três esperadas para os próximos 10 dias, segundo o meteorologista Fábio Luengo. Já na segunda-feira (29) o frio perde força, mas a Serra deve ter chuva forte com a entrada da segunda frente fria, que deve ser ainda mais intensa do que a do fim de semana. O ápice deve ocorrer entre quinta-feira (2) e sexta-feira (3).

— Devemos ter várias quebras de recorde. Será um frio semelhante ao registrado em maio — alerta.

Já a terceira frente fria deve ser menos intensa e, consequentemente, com temperaturas mais amenas.

Leia também
Drive-thru recolhe doações para Campanha do Agasalho de Bento Gonçalves neste sábado
Prefeitura de Caxias do Sul confirma 906 infectados pelo coronavírus
Nordeste Gaúcho tem mais de 5 mil infectados pelo coronavírus 


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros