Prefeitura de Caxias do Sul irá questionar Governo do Estado sobre troca de bandeira - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Pandemia14/06/2020 | 12h26Atualizada em 14/06/2020 | 12h26

Prefeitura de Caxias do Sul irá questionar Governo do Estado sobre troca de bandeira

Ofício será enviado ao governador Eduardo Leite nesta segunda-feira

Prefeitura de Caxias do Sul irá questionar Governo do Estado sobre troca de bandeira Fabiana de Lucena/Divulgação
Gabinete de Crise da administração municipal esteve reunido na manhã deste domingo Foto: Fabiana de Lucena / Divulgação
Pioneiro
Pioneiro

Um ofício será enviado pela prefeitura de Caxias do Sul ao governador do Estado, Eduardo Leite, nesta segunda-feira (15), questionando a alteração da bandeira do modelo de distanciamento na região. A mudança sem aviso prévio aos municípios, conforme material enviado pela assessoria de imprensa, "causa insegurança na tomada das decisões na área da saúde pública que estão sendo implementadas". 

Leia mais
Serra está na bandeira vermelha: comércio e serviços não podem abrir por duas semanas
Acompanhe os casos confirmados na Serra 

No documento, será solicitado que o Estado avalie as cidades pela população, tamanho e esforço — o que cada um tem feito na área da saúde para  na pandemia — e será sugerida, inclusive, a subdivisão da Serra em regiões: Hortênsias, Campos de Cima da Serra e Uva e Vinho. Além disso, será questionada a regulação de leitos em Caxias, que é feita pelo próprio Estado, onde as UTIs são ocupadas por pacientes de toda a região, e quantos dos 190 leitos anunciados pelo governador serão destinados para Caxias do Sul — a prefeitura irá pedir que Leite dê atenção especial ao município de Bento Gonçalves. 

A decisão em procurar o governo foi tomada em uma reunião na manhã deste domingo (14) do Gabinete de Crise da prefeitura de Caxias do Sul. O grupo é formato pelo prefeito Flávio Cassina, o vice-prefeito Edio Elói Frizzo, e secretários. A mudança da bandeira laranja para a bandeira vermelha foi anunciada por Leite neste sábado (13). 

A administração municipal também irá buscar um encontro entre os secretários da Saúde dos municípios que compõe a região da Uva e Vinho e a Coordenadoria Regional de Saúde. Além disso, abrirá 10 novos leitos de UTI no Hospital Pompéia e um no Hospital do Círculo e iniciará a testagem nas unidades básicas de saúde e UPAs das pessoas acima de 50 anos. 

A prefeitura irá, ainda, chamar as entidade e sindicatos envolvidos para conversar e irá reforçar a necessidade do distanciamento e das saídas somente para atividades essenciais. 

Leia também
Presidente do partido de Daniel Guerra contesta inelegibilidade do ex-prefeito de Caxias
Ação em escola de Caxias do Sul promove envio de cartas para fortalecer vínculos
Cancelada carreata do Frei Salvador, em Flores da Cunha

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros