Paróquias de Caxias inovam e realizam almoços no modo drive-thru - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Religião05/06/2020 | 17h21Atualizada em 05/06/2020 | 18h21

Paróquias de Caxias inovam e realizam almoços no modo drive-thru

Na manhã de domingo (7), a Paróquia São José realizará evento com almoço, bênção aos veículos e missa online

Paróquias de Caxias inovam e realizam almoços no modo drive-thru Oscar Chemello/Divulgação
Missa online está marcada para às 9h deste domingo (7) Foto: Oscar Chemello / Divulgação

A Paróquia São José, de Caxias do Sul, organizou um evento diferente para celebrar a festa em homenagem ao padroeiro. Com o lema “São José protetor da vida”,  o tradicional almoço realizado pela igreja ocorrerá no formato drive-thru, com direito a bênção aos veículos. Haverá também uma missa online, transmitida na página da paróquia no Facebook. Toda a programação está marcada para a manhã deste domingo (7), na rua Hugo Luciano Ronca, 2.600, do bairro São José. 

O pároco da igreja São José, Oscar Chemello, conta que a ideia surgiu durante os primeiros meses de distanciamento social. E, a partir das orientações do governo do Estado, percebeu-se que era possível realizar o evento, mas de uma forma inovadora. 

— A partir das orientações do governo do Estado, quando vimos que era possível esse sistema de pague e leve, baseado na segurança, pensamos em como poderíamos movimentar a comunidade e ter os festejos. Surgiu a ideia de fazer isso no salão paroquial da comunidade. Então, respeitando as normas dos organismos competentes, a gente se adaptou e vimos que há possibilidade de fazermos a nossa festa de uma forma diferente — conta o pároco da igreja São José. 

A missa online de domingo está marcada para as 9h. Em seguida, por volta das 11h, haverá a distribuição das refeições no modo drive-thru, acompanhadas da bênção aos veículos. Conforme Chemello, os ingressos para o almoço já estão esgotados. Foram ofertadas 280 unidades. Cada ingresso, alimenta uma família de até quatro pessoas. 

— A aceitação foi imediata. Tanto da questão organizativa, quanto a venda do ingresso, para que fosse acessível. A procura das pessoas foi muito grande e vimos que o envolvimento e o ânimo das pessoas é muito grande. Então, no domingo, vai ter a missa às 9h, depois, a partir das 11h, aqui no pátio da comunidade de São José, as pessoas vêm com o carro, recebem a benção e o alimento já embalado, com toda a segurança — conta o padre. 

O cardápio é tradicional e conta com macarrão, galeto, pão caseiro e maionese, além de bolacha caseira. A preparação dos alimentos inicia neste sábado (6), durante todo o dia, no salão da paróquia.

Paróquia Santos Apóstolos também inovou

No próximo domingo (14), a Paróquia Santos Apóstolos, da Comunidade Nossa Senhora do Carmo, também ofertará um almoço no modo drive-thru. No mesmo dia, haverá também uma missa online, às 10h45min, que será transmitida pelo Facebook da paróquia

O padre Mateus Boldori, da Paróquia Santos Apóstolos, conta que a ideia surgiu como evento preparatório à festa da padroeira Nossa Senhora do Carmo, comemorada no dia 16 de julho.  

— Nós queríamos fazer deste momento, que é praticamente um mês antes, como algo que prepara um pouco a comunidade da forma como é possível, devido às medidas todas de distanciamento, para podermos nos encontrar da forma como é possível. Então, é um evento preparatório para a festa maior que é a da padroeira — conta o padre. 

Os ingressos para o almoço custam R$ 40 e dão direito a um combo para duas pessoas, com macarrão, maionese e uma porção de carne suína e frango. Os interessados podem entrar em contato pelo (54) 99996-0616, com Beatriz Vivan. A retirada ocorre das 11h30min às 13h30min, no salão da comunidade, na Rua Dante Pelizarri, 1.448, bairro Panazollo. 

— Nosso intuito é também, através disso, criar um clima de fraternidade, de amizade entre as famílias, entre as comunidades, entre o povo da nossa paróquia Santos Apóstolos — expõe Boldori. 

Leia também:
"Nosso irmão Floyd morreu dizendo que não conseguia respirar", diz presidente do Comune 
"Quando o policial coloca o joelho no pescoço do Floyd, expõe a lógica da desumanidade", diz professor caxiense
"Há um genocídio no Brasil contra os jovens negros e só não vê quem não quer", diz educadora social
"Se você pudesse escolher, seria negro?", provoca a produtora cultural
"Não podemos nos conformar com racismo, preconceito ou discriminação", diz diretor do MobiCaxias


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros