Os vitrais e a nova pintura do Santuário de Caravaggio - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Comunidade06/06/2020 | 06h08Atualizada em 06/06/2020 | 06h08

Os vitrais e a nova pintura do Santuário de Caravaggio

Andaimes de 36 metros foram usados para que profissionais conseguissem alcançar o topo

Os vitrais e a nova pintura do Santuário de Caravaggio Leandro Ávila/Divulgação
Foto: Leandro Ávila / Divulgação

O Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, de Farroupilha, inaugurou no fim de semana passado os novos vitrais e pintura interna. Foram pelo menos três meses de trabalho, comandados pelo arquiteto e artista sacro Cristtiano Fabris, cujo resultado foi apresentado à comunidade em um bate-papo pelas redes sociais do Santuário de Caravaggio.

O azul, que remete ao tom celeste, é a cor que predomina. Ao centro, uma pomba de 3,8 metros remete ao Espírito Santo e está desenhada na abóbada do Santuário, cuja dimensão é de mais de 10 metros de diâmetro.

Todos os desenhos, os formatos e cores foram planejados em parceria da equipe litúrgica do Santuário com o arquiteto.

A abóbada é predominantemente pintada de azul, com estrelas douradas, porque representa o céu. No centro da abóbada, está pintada a imagem do Espírito Santo, em forma de pomba. Dela saem 7 línguas, em forma de chama de fogo, simbolizando tanto os 7 dons do Espírito Santo quanto a própria vinda do Espírito sobre os apóstolos reunidos, demarcando o início da missão da Igreja.

Abaixo da abóbada, a estrutura da cúpula chamada de “tambor” ou também “domo de sustentação da abóbada” também tem novidades. Essa estrutura de paredes verticais, que acompanham o formato esférico da abóbada, possui 12 janelas onde estão instalados os vitrais. Fabricados em técnica clássica de vitral de chumbo, em tons de azul, eles remetem a uma continuidade do céu estrelado.

O Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, de Farroupilha, inaugurou neste fim de semana uma importante mudança visual: são os novos vitrais e pintura interna, que conferem à igreja um aspecto ainda mais imponente e harmonioso. Foram pelo menos três meses de trabalho, comandados pelo arquiteto e artista sacro Cristtiano Fabris, cujo resultado foi apresentado à comunidade em um bate-papo ao vivo, transmitido pelas redes sociais do Santuário de Caravaggio. Participaram da apresentação os padres Gilnei Fronza, Jocimar Romio e o artista Fabris.<!-- NICAID(14516011) -->
Foto: Leandro Ávila / Divulgação

Andaimes de 36 metros

Todos os números que compõem a obra no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio são expressivos. Andaimes de 36 metros ficaram posicionados em meio à igreja desde o mês de março, para que os profissionais conseguissem alcançar o topo do Santuário. 

— Cada vez que precisávamos subir ou descer, era um desafio físico, inclusive. Era como se, diariamente, mais de uma vez, precisássemos escalar um prédio de 13 andares — compara Fabris.

Leia também
Os novos caminhos de quem vive do artesanato no período da pandemia
Prefeitura de Caxias do Sul confirma 255 infectados pelo coronavírus
"Caxias se preparou e está organizado para a volta", diz técnico Rafael Lacerda

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros