Nove leitos de UTI serão entregues nesta semana em Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Reforço na estrutura29/06/2020 | 14h57Atualizada em 29/06/2020 | 15h06

Nove leitos de UTI serão entregues nesta semana em Caxias do Sul

Novas vagas serão inauguradas no Hospital Pompéia e no Hospital do Círculo

Nove leitos de UTI serão entregues nesta semana em Caxias do Sul Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Nove leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) serão inaugurados nesta semana em dois hospitais de Caxias do Sul. Apesar de ainda não terem data confirmada, as entregas deverão acontecer antes de quinta-feira (2), prazo do governo do Estado para a coleta de dados para o Sistema de Distanciamento Controlado. Os sete leitos SUS do Hospital Pompéia devem começar a funcionar na quarta-feira (1º), enquanto o Círculo, com dois novos leitos privados, ainda não divulga uma provável data, apenas confirma que será nesta semana. 

Leia mais
Taxa de ocupação de UTIs na região de Caxias está na faixa dos 78%, segundo levantamento da SES 
Com 13 novos leitos, taxa de ocupação de UTIs na Serra volta ao patamar do final de maio Hospital de Caxias do Sul terá mais oito leitos de UTI para tratamento da covid-19
Cinco novos leitos de UTI para covid-19 entrarão em funcionamento na segunda-feira em Bento Gonçalves
Acompanhe os casos confirmados na Serra   

A prefeitura irá pagar R$ 2,8 mil de diária por cada uma das vagas no Pompéia. A instituição ainda aguarda a chegada de equipamentos como monitores e bombas de infusão, que foram alugados de uma empresa de fora do estado.

— Com isso, queremos cair para cerca de 70% da ocupação de leitos (do SUS). No fim de semana estávamos em torno de 75%. Se precisarmos alugar ou comprar leitos, vamo fazer. Mas estamos longe desta necessidade — afirma o secretário municipal da saúde, Jorge Olavo Hahn Castro.

Os sete leitos foram criados especialmente para tratamento da covid-19, mas conforme o secretário, a decisão sobre onde serão mais eficazes ficará a cargo do próprio Pompéia. Se houver necessidade que sejam aproveitados para cuidados com outras doenças, por exemplo, o hospital terá autonomia para definir.

Com a ampliação, Caxias terá 57 leitos de UTI pelo SUS e 75 na rede privada. Nesta segunda-feira (29), de acordo com o painel covid da prefeitura, o Pompeia contava com 17 dos seus 30 leitos de UTI ocupados. Já o Hospital do Círculo tinha 8 pacientes em 22 vagas disponíveis. Em ambos os casos, nem todos os atendimentos envolviam pessoas suspeitas ou confirmadas para covid-19. Eram quatro internados no Pompéia e cinco no Círculo com alguma relação ao coronavírus.

A capacidade de atendimento e disponibilidade de leitos nos municípios são indicadores analisados pelo governo do Estado para classificação das regiões. A abertura desses nove espaços em Caxias está descrita no documento encaminhado por prefeitos ao governador Eduardo Leite, pedindo a reconsideração da bandeira vermelha para as próximas seamanas e a volta para a laranja. 

Além dos leitos de Caxias, existe a perspectiva de inauguração de quatro UTIs no Hospital Nossa Senhora da Oliveira, em Vacaria, e três no Hospital São Carlos, de Farroupilha.

Leia Também
Prefeitos ainda acreditam na continuidade da bandeira laranja para a região da Serra 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros