Mais de 30 funcionários de hospitais de Caxias do Sul já testaram positivo para a covid-19 - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Pandemia05/06/2020 | 13h29Atualizada em 05/06/2020 | 13h30

Mais de 30 funcionários de hospitais de Caxias do Sul já testaram positivo para a covid-19

Número total de infectados na área e que atuam também fora de hospitais chega a 81

Mais de 30 funcionários de hospitais de Caxias do Sul já testaram positivo para a covid-19 Lauro Alves/Agencia RBS
Foto: Lauro Alves / Agencia RBS

Dos seis hospitais de Caxias do Sul consultados pela reportagem,  todos  já registraram casos positivos de covid-19 entre os funcionários. Desse montante, pelo menos três seguem ativos para o vírus. A reportagem compilou os dados repassados pelas direções das instituições de saúde nesta semana, entre terça-feira (2) e quinta-feira (4). O total era de 31 colaboradores  atingidos pelas complicações do coronavírus - o número não levou em conta os casos contabilizados no boletim epidemiológico desta quinta. 

A contaminação desses profissionais é motivo de preocupação mundial. Em Caxias, todos os responsáveis consultados acreditam ter providenciado as medidas de prevenção ao contágio e amplo uso de equipamentos de segurança. Diferente do que ocorre em hospitais de grandes centros, Caxias do Sul não tem registros de surtos dentro das estruturas de saúde.

Confira a situação de cada um dos seis hospitais do município:

O Hospital Geral é o que registra maior número de funcionários infectados pelo coronavírus desde o início da pandemia. Até o momento, 11 profissionais testaram positivo para a covid-19. Desses, três estão internados — um está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) — e o restante está em isolamento domiciliar. Conforme o diretor geral da instituição, Sandro Junqueira, a situação não reflete um surto. 

— Em um universo de mil funcionários, temos 11 colegas que vem evoluindo e não foram todos na mesma hora. Estamos dentro de uma estatística mundial. Julgo que neste momento ainda estamos controlados — diz Junqueira. 

A maioria dos 11 infectados atua como técnico de enfermagem e alguns são do setor de higienização. Questionado sobre futuras contaminações dentro do Hospital Geral, o diretor garante que são tomados todos os cuidados e que treinamentos são contínuos.

— É nossa grande preocupação, estamos trabalhando um plano de contingência com a Fundação (da Universidade de Caxias do Sul) para poder manter as escalas de trabalho ativas porque somos referência para toda a região — ressalta o diretor geral do Hospital Geral. 

 Leia mais:
Caxias do Sul terá o primeiro centro para acolher profissionais da saúde
Risco de contágio eleva nível de higienização de hospitais em Caxias
Hospitais da Serra receberão mais de R$ 30 milhões do Governo Federal para enfrentar pandemia 

No Hospital da Unimed, 18 profissionais testaram positivo nas unidades de Caxias, Farroupilha em Bento Gonçalves. Destes, dois passaram por internação em UTI. Em Caxias, foram oito positivos. De acordo com a instituição, o último funcionário foi diagnosticado em 20 de maio. Todos se recuperaram e passam bem, segundo o hospital, que conta com cerca de 1,5 mil colaboradores no hospital de Caxias.

No Hospital Virvi Ramos, desde o início da pandemia, cinco profissionais de saúde da linha de frente passaram pelas complicações causadas pelo coronavírus. Todos já estão recuperados e retomaram suas atividades. O Virvi Ramos conta com uma quadro de funcionários com 450 pessoas. Para prestar suporte a eles, o Hospital implantou o primeiro centro de acolhimento para profissionais de saúde do município. 

Conforme a assessoria de imprensa do Virvi Ramos, já houve a divulgação interna e os funcionários que quiserem podem se instalar no centro de acolhimento, que localiza-se  no bairro São Ciro.  São 30 quartos com banheiro e calefação, para aqueles que tem interesse em ficar isolados para não expor familiares a um possível contágio. Até o momento, nenhum funcionário optou por utilizar o espaço. 

No Círculo, três funcionários testaram positivo para a covid-19. Trata-se de um profissional do setor administrativo e dois que atuam diretamente no Hospital. Todos já estão recuperados e retomaram os trabalhos. O Círculo diz que 39 testes já foram realizados no quadro de funcionários. 

No Hospital Saúde, dois funcionários foram infectados . A instituição de saúde conta com 313 pessoas no quadro ativo de colaboradores. As duas pacientes, das áreas de nutrição e enfermagem, passaram por isolamento e, após novo teste, foi constatado que estavam livres da doença. 

No Hospital Pompéia, a informação  é de que dois colaboradores, da equipe de enfermagem, já testaram positivo para covid. Assim como na maioria dos casos, eles não atuam em contato direto com alas de atendimento ao coronavírus. Ambos passaram por isolamento domiciliar e estão curados. O Pompéia, ao lado do HG, é um dos maiores hospitais da cidade com cerca de 1,4 mil funcionários no quadro atual.

O que diz o secretário da saúde de Caxias do Sul

Os números estão dentro do esperado, conforme Jorge Hahn Castro. O titular da saúde no município, entende que as medidas necessárias estão sendo tomadas.

—É uma consequência esperada da pandemia.  A secretaria, junto aos comitês de atenção hospitalar, procura evitar ao máximo o aumento desse número. As precauções são procurar identificar e afastar rapidamente os casos, mas apesar de tudo, é o esperado — diz 

Se forem considerados os números totais de infectados pelo coronavírus na área da saúde o número chega a 81 em Caxias, de acordo com o boletim divulgado nesta quinta-feira (4). Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, essa quantidade engloba trabalhadores de áreas como fisioterapia, odontologia, psicologia e cuidadores, por exemplo. Além de hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), esses profissionais atuam em consultórios próprios.

Leia também:
Restaurante de Caxias propõe troca de marmitas por doações ao Lar da Velhice 
Iniciativa NoLa To Go oferece delivery de drinks em Caxias 
Alunos de Relações Públicas da FSG criam iniciativa a favor da empatia



 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros