IBGE corrige dados que indicavam o dobro de mortes por coronavírus em Caxias - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Erro01/06/2020 | 13h55Atualizada em 01/06/2020 | 13h55

IBGE corrige dados que indicavam o dobro de mortes por coronavírus em Caxias

No site, a cidade aparecia com oito mortos pela covid-19, mas prefeitura contabiliza quatro

IBGE corrige dados que indicavam o dobro de mortes por coronavírus em Caxias Site, IBGE / Divulgação/Divulgação
Dados informados davam conta de oito mortes em Caxias do Sul entre domingo (31) e segunda-feira (1) Foto: Site, IBGE / Divulgação / Divulgação

 Uma informação no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), compartilhada em forma de link pelas redes sociais, causou estranheza nesse início de semana. Na página do Instituto, Caxias do Sul aparecia com oito mortes e 302 casos de coronavírus, o dobro informado pela prefeitura. Até essa segunda-feira (1), Caxias tem, segundo o poder público, 180 casos positivos e quatro mortes pela covid-19

Conforme a supervisora da Disseminação de Informações do IBGE no Estado, Sônia Zanotto, os dados aplicados no site são baseados em informações do Ministério da Saúde. Ela explica que houve inconsistências e números foram corrigidos nessa manhã. Os dados, agora, estão iguais aos informados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES): 153 casos e quatro mortes em Caxias. A SES recebe atualizações por meio da pasta municipal, já o Ministério divulga como fontes as secretarias dos estados.

— O IBGE só puxa os dados do Ministério, mas, devido a essa inconsistência, há uma avaliação sobre a possibilidade de encerrarmos esse serviço — adianta.

Após correção, número voltou aos quatro óbitos divulgados pela prefeituraFoto: Site, IBGE / Divulgação

Até este domingo (31), a prefeitura informa que, dos 180 casos positivos, 108 estão recuperados e 68 ativos. Estão aguardando testes 27 pessoas, conforme o painel covid-19 do município. 

Leia também
Após reclamações de cobrança excessiva, Procon de Caxias notifica RGE
Secretaria do Meio Ambiente de Caxias estuda alternativas para a construção do Centro de Bem-Estar Animal

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros