Hospital de Caxias do Sul terá mais oito leitos de UTI para tratamento da covid-19 - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Reforço à vista05/06/2020 | 16h56Atualizada em 05/06/2020 | 16h56

Hospital de Caxias do Sul terá mais oito leitos de UTI para tratamento da covid-19

Virvi Ramos terá cinco vagas para o SUS e três no sistema particular a partir de segunda-feira (8)

Hospital de Caxias do Sul terá mais oito leitos de UTI para tratamento da covid-19 Marcos Sartori / Hospital Virvi Ramos / Divulgação/Hospital Virvi Ramos / Divulgação
Foto: Marcos Sartori / Hospital Virvi Ramos / Divulgação / Hospital Virvi Ramos / Divulgação
Pioneiro
Pioneiro

O secretário da saúde de Caxias do Sul, Jorge Olavo Hahn Castro, afirmou ao Pioneiro, na quarta-feira (3), que havia antecipado o planejamento de abertura de mais cinco leitos de UTI para o combate ao coronavírus na cidade. As vagas que estão no Hospital Virvi Ramos começarão a funcionar na segunda-feira, dia 8 de junho. Além disso, a instituição também irá colocar mais três leitos para o sistema privado, totalizando oito bases exclusivas no combate à covid-19.

Leia mais
Acompanhe os casos confirmados na Serra
Em Caxias do Sul, mais da metade dos casos confirmados de Covid-19 são de pessoas entre 30 e 49 anos

— Mesmo que hoje não tenhamos capacidade esgotada da nossa UTI adulto, a abertura de novos leitos nesse momento é uma medida de prevenção e segurança, visto que nos meses de junho, julho e agosto, tradicionalmente, a ocupação aumenta. Este ano, em função da pandemia de coronavírus, acredito que seja prudente a ampliação o quanto antes — afirma Cleciane Doncatto Simsen, Diretora Executiva do Hospital Virvi Ramos.

Esse acréscimo eleva o hospital para 18 vagas de tratamento intensivo, sendo essas oito específicas para pacientes positivos ou suspeitos de terem contraído o vírus. A divisão é de 50% SUS e 50% da rede privada.

Os custos dos cinco novos leitos para o sistema público será custeado pela Prefeitura, enquanto não houver a publicação de portaria do Ministério da Saúde e o aporte financeiro do Governo Federal. As despesas giram em torno de R$ 1,6mil diários por cada leito em funcionamento.

Até o momento, Caxias do Sul tem 68% dos leitos de UTI adultos ocupados, sendo que 13 são pacientes positivos para o coronavírus e outros nove tem suspeição. No Virvi Ramos, existe apenas um positivo, morador de Garibaldi. 

Leia também
"Nosso irmão Floyd morreu dizendo que não conseguia respirar", diz presidente do Comune
"Quando o policial coloca o joelho no pescoço do Floyd, expõe a lógica da desumanidade", diz professor caxiense

manidade", diz professor caxiense

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros