Em pesquisa de testagem da prefeitura, Bento Gonçalves registra nove casos da covid-19 - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Estudo epidemiológico04/06/2020 | 14h16Atualizada em 04/06/2020 | 14h16

Em pesquisa de testagem da prefeitura, Bento Gonçalves registra nove casos da covid-19

Foram 250 testes aplicados, no sábado (30) e na terça-feira (2), na cidade

Em pesquisa de testagem da prefeitura, Bento Gonçalves registra nove casos da covid-19 Jonatan Sarmento/Arte GZH
Foto: Jonatan Sarmento / Arte GZH

A prefeitura de Bento Gonçalves confirmou mais nove casos de coronavírus na cidade. Os contaminados fazem parte de uma testagem, na qual 250 unidades foram aplicadas em moradores da cidade, no sábado (30) e na terça-feira (3). A pesquisa de prevalência nomeada de “Epidemiologia da COVID-19 em Bento Gonçalves", é realizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). 

Leia mais
Cem testes rápidos serão aplicados nos moradores de Bento Gonçalves nesta terça-feira

Conforme a prefeitura, os casos ainda não foram contabilizados na contagem do município, e a previsão é que sejam inseridos nos próximos boletins epidemiológicos. De acordo com a última atualização de dados da doença divulgados na quarta-feira (3), Bento Gonçalves tinha 664 infectados. Com os dados do estudo, chega a 673. 

Os testes foram feitos a partir de uma amostra que detecta a presença de anticorpos (IgM e IgG) para a covid-19. Dos nove positivos, sete são considerados recuperados e dois ainda estão contaminados pelo vírus. Eles foram orientados ao isolamento domiciliar e são monitoradas pelo município. A partir da pesquisa, a SMS estima que quatro mil pessoas já tiveram contato com a doença, e que 3,6% da população de Bento já desenvolveu anticorpos.

O público alvo para a testagem foram pessoas que trabalham fora de casa durante a pandemia. Segundo o ex-secretário da Saúde, Diogo Siqueira, a prefeitura, com o auxílio de entidades, como o Sindilojas, recebeu a indicação de estabelecimentos comerciais ou empresas em que os funcionários deveriam ser testados. Ainda não há previsão para uma nova etapa.

O prefeito Guilherme Pasin (PP), agora também secretário da Saúde, diz que por meio deste estudo se torna mais fácil compreender quais medidas devem ser tomadas em determinados setores da cidade. 

– Estamos na fase de desdobramento desse estudo para entendermos quantas pessoas podem ter tido contato com o vírus. Isso é riquíssimo para quem quer ter uma compreensão melhor do vírus – acrescenta.

Leia também
Lojas da Serra voltam a ter prova de roupas e calçados após liberação estadual
Segunda fase de pesquisa nacional sobre coronavírus começa nesta quinta-feira em Caxias do Sul


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros