Confira quais municípios da região de Caxias poderão seguir as regras da bandeira laranja - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Distanciamento controlado27/06/2020 | 13h14Atualizada em 27/06/2020 | 13h14

Confira quais municípios da região de Caxias poderão seguir as regras da bandeira laranja

Região passou para vermelha na sexta-feira, mas cidades que não registraram mortes e hospitalização por covid-19 nos últimos 14 dias poderão seguir com restrições menos severas

Confira quais municípios da região de Caxias poderão seguir as regras da bandeira laranja Jonatan Sarmento/Arte GZH
Cidades que poderão adotar regras mais brandas apesar da bandeira vermelha concentram 13% da população da região Foto: Jonatan Sarmento / Arte GZH

A maior parte dos municípios que compõem a região de Caxias do Sul no sistema de distanciamento controlado do Governo do Estado poderá seguir as regras da bandeira laranja, mesmo que a vermelha entre em vigor na terça-feira (30). Por não terem mortes e hospitalização por covid-19 nos últimos 14 dias, além de terem mantidos os dados atualizados nos sistemas oficiais, 30 dos 49 municípios poderão adotar protocolos para manter atividades previstas na bandeira laranja. Apesar de serem a maioria, essas cidades concentram apenas uma fração de 13% da população regional. A cidade com maior número de habitantes enquadrada nessa exceção é Gramado, onde moram aproximadamente 40 mil pessoas.

Na sexta-feira (26), o Piratini anunciou que a Serra voltou a ser considerada região de alto risco para o contágio de coronavírus. Agora, os municípios têm até o domingo (28) para recorrer da decisão que pode ser revista ou chancelada para entrar em vigor na terça-feira. Caso vá para a bandeira vermelha, comércio e serviços não essenciais não poderão abrir por 15 dias. Além disso, outras atividades econômicas também sofrem restrições de operação. 

Leia mais
Presidente da Amesne acredita que será possível reverter bandeira vermelha na região de Caxias
Volta da bandeira vermelha na região de Caxias preocupa entidades da indústria, comércio e serviços  
Como foi a primeira vez em que a Serra entrou na bandeira vermelha
Serra volta à bandeira vermelha no modelo de distanciamento controlado do Rio Grande do Sul
Serra Gaúcha registrou aumento de casos e mortes por coronavírus na última semana 

Se confirmada, a medida atingirá menos da metade dos municípios, mas mais de 87% da população da região. É que os principais centros econômicos e populacionais da Serra estão incluídos nas restrições, como Caxias do Sul, que tem cerca de 500 mil habitantes. A região, no total, soma aproximadamente 1,2 milhões de moradores, segundo dados mais recentes do IBGE. Bento Gonçalves, Farroupilha e Vacaria e Canela, que são as outras cinco cidades com maior população da Serra, também terão de seguir as regras mais rígidas.

Dos municípios da região que têm leitos de UTI, todos também estão incluídos nas regras mais rígidas. As vagas de terapia intensiva na Serra estão concentradas em Caxias, Bento, Farroupilha, Garibaldi e Vacaria.

Conforme o Governo do Estado,  apesar de nenhum dos indicadores de velocidade do avanço ter obtido bandeira vermelha ou preta, a região foi agravada pelos dois indicadores de Incidência de Novos Casos sobre a População, pela Mudança da Capacidade de Atendimento da macrorregião e pelo impacto da alteração para bandeira vermelha no indicador de Capacidade de Atendimento mensurada pelo Estado como um todo.

Cidades que podem usar regras da bandeira laranja: Alto Feliz, Antônio Prado, Boa Vista do Sul, Bom Jesus, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Feliz, Gramado, Guabiju, Jaquirana, Linha Nova, Monte Alegre dos Campos, Monte Belo do Sul, Muitos Capões, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Roma do Sul, Paraí, Pinhal da Serra, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, São José dos Ausentes, São Vendelino, União da Serra, Vale Real, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.

Cidades que devem seguir as regras da bandeira vermelha: Bento Gonçalves, Bom Princípio, Campestre da Serra, Canela, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Esmeralda, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Ipê, Nova Araçá, Nova Petrópolis, Nova Prata, Picada Café, São Marcos, Vacaria, Veranópolis.

Leia também
Apesar de baixa, chance de neve movimenta Campos de Cima da Serra
Partido do ex-prefeito de Caxias Daniel Guerra faz suspense para as eleições  
Idosa morre em incêndio no interior de São Marcos

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros