Com volta da bandeira laranja, comércio poderá abrir nesta segunda-feira na Serra - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Novas medidas22/06/2020 | 11h41Atualizada em 22/06/2020 | 12h21

Com volta da bandeira laranja, comércio poderá abrir nesta segunda-feira na Serra

Definição do governo do estado é de antecipação das medidas para regiões que tiveram classificação mais branda; outras entram em vigor apenas na terça-feira

Com volta da bandeira laranja, comércio poderá abrir nesta segunda-feira na Serra André Fiedler / Agência RBS/Agência RBS
Lojas serão abertas nesta segunda-feira em Caxias Foto: André Fiedler / Agência RBS / Agência RBS

A bandeira laranja, que representa risco médio de contágio por coronavírus, começaria a valer oficialmente a parir de terça-feira (23), no entanto, há uma ressalva no decreto do governo do estado para início das medidas a partir desta segunda-feira (22). O documento aponta que em casos de bandeira menos restritiva, a vigência inicial fica antecipada para a 0h de segunda-feira, o que inclui a Serra. Conforme o texto, essas regiões podem adotar os novos protocolos até as 23h59 do próximo dia 29.

O Sindilojas de Caxias do Sul se manifestou, na manhã desta segunda-feira, pela abertura das lojas o mais breve possível.

— Abriremos com 50% da mão-de-obra e já avisamos a todos os associados. Está autorizado a abrir hoje e não precisa aguardar até amanhã. Acredito que a partir do meio-dia, mais da metade do comércio estará aberto. O empresário estava aguardando por isso — diz a presidente da entidade, Idalice Manchini.

 A última informação repassada pela prefeitura de Caxias é de sábado (20) , com o entendimento de que o comércio abriria as portas na terça-feira. No final da manhã desta segunda-feira, a prefeitura, por meio da assessoria de imprensa, informou à reportagem que irá cumprir as determinações do Estado. 

Leia mais
O que fez a Serra retornar à bandeira laranja

Nos casos de localidades como Porto Alegre e Região Metropolitana, que passaram de laranja para vermelha, as restrições mais rigorosas entram em vigor a partir de terça-feira.

A volta da bandeira laranja na Serra foi motivo de inúmeras reivindicações na última semana, inclusive, com respostas judiciais em Garibaldi e Vacaria que defendiam a abertura do comércio. O retorno para a classificação menos severa no Modelo de Distanciamento Social aconteceu após a Serra apresentar 31 novos leitos de UTI.

Leia também
Prefeitura de Nova Prata confirma primeira morte por coronavírus
Familiares de três vereadores de Caxias estão na relação de beneficiários de auxílio do governo federal

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros