Caxias tem 10 focos de dengue a menos que todo o ano passado - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

De janeiro a maio06/06/2020 | 14h07Atualizada em 06/06/2020 | 14h07

Caxias tem 10 focos de dengue a menos que todo o ano passado

Total em 2019 chegou a 34 enquanto os cinco primeiros meses deste ano somam 24

Caxias tem 10 focos de dengue a menos que todo o ano passado Lauro Alves/Agencia RBS
Município está fora da curva em relação ao Estado Foto: Lauro Alves / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

O combate ao coronavírus não suspende a prevenção à dengue. Os cerca de 60 agentes da Vigilância Ambiental de Caxias do Sul não pararam os trabalhos de monitoramento  da cidade, mesmo em período de quarentena. Com todos os equipamentos de segurança, as equipes seguem retirando água parada das casas e, com isso, encontraram 24 focos do mosquito Aedes aegypti nos primeiros cinco meses deste ano.

Mesmo que o número chame a atenção na comparação com o ano passado, quando Caxias registrou 34 focos, o município está fora da curva em relação ao Estado. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, o Rio Grande do Sul teve o maior número de mortes por dengue em 10 anos. 

Até o momento, Caxias teve nove casos importados de outros locais. No ano passado, foram cinco. Além disso, em 2019, não houve registro de doença contraída na cidade. Neste ano, houve um caso confirmado em maio, no bairro Petrópolis. Uma mulher de 40 anos foi picada por um mosquito adulto, resultado de um foco nas proximidades da sua residência. 

Conforme a diretora técnica da Vigilância Ambiental, Sandra Tonet, a atividade reprodutiva do mosquito diminui no inverno, o que pode levar ao congelamento desse número. 

— Caxias está fora dessa curva (do Estado). Prevenção sempre foi a melhor forma de resultado. Nossos agentes continuam na abordagem, mas é um trabalho que depende da população também. Precisamos prevenir os focos em qualquer época do ano e cada um precisa fazer a sua parte — diz

Leia mais
Caxias registra primeiro caso de dengue contraído no município

Os focos neste ano foram encontrados nos bairros: Bela Vista, Centenário, Cinquentenário, Cruzeiro, De Lazzer, Santa Lucia e Santa Lucia Cohab, Nossa Senhora da Saúde, Petrópolis e Pio X. 

A equipe da Vigilância que visita as residências está devidamente uniformizada com coletes de cor verde, crachás e pastas com objetos utilizados para excluir o foco do mosquito. A característica de atuação, conforme Sandra, é que em Caxias as medidas para retirada de um foco são feitas de forma imediata.

Dicas de prevenção contra a dengue:
:: Troque a água dos animais de estimação ao menos uma vez ao dia
:: Evite usar vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
:: Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
:: Mantenha lixeiras tampadas;
:: Mantenha a caixa de água fechada;
:: Caso use as caixas para captar água da chuva, feche com telas ou mantenha tampada em dias de tempo firme;
:: Limpe as calhas;
:: Trate a água de piscinas com cloro e limpe-a uma vez por semana;
:: Não acumule lixo.

Leia também
Missa de Santo Antônio terá igreja lotada de cestas básicas em Bento Gonçalves

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros