Campanha do Agasalho de Bento Gonçalves usará sistema de drive-thru para aumentar doações - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Solidariedade17/06/2020 | 10h58Atualizada em 17/06/2020 | 10h58

Campanha do Agasalho de Bento Gonçalves usará sistema de drive-thru para aumentar doações

Em Caxias do Sul, campanha começou no sábado e, neste ano, conta com pontos de coleta em condomínios

Campanha do Agasalho de Bento Gonçalves usará sistema de drive-thru para aumentar doações Divulgação/Divulgação
Em Caxias do Sul, campanha teve início no último sábado e, neste ano, conta com pontos de coleta em condomínios Foto: Divulgação / Divulgação

Para garantir a segurança de todos nesse tempo de pandemia do novo coronavírus, as campanhas solidárias na Serra estão se reinventando. Em  Bento Gonçalves, a Campanha do Agasalho 2020, lançada oficialmente nesta terça (16), anunciou que vai realizar ações com sistema de drive-thru nos dois próximos sábados. As coletas ocorrerão das 9h às 12h no Corpo de Bombeiros (Avenida Osvaldo Aranha) e em frente ao Palácio Municipal, na Via Del Vino.

Além das ações em drive-thru, existem outros quatro pontos fixos de coleta no município: a prefeitura, a Câmara de Vereadores, o Complexo Administrativo e o Corpo de Bombeiros. Para reforçar a segurança, os itens coletados vão ficar em isolamento no Ginásio Municipal de Esportes por 72 horas após as doações. Depois do período, passarão por triagem, embalagem e, por fim, serão entregues à população em vulnerabilidade social. As primeiras entidades que serão beneficiadas são a Ação Social São Roque, a Sociedade Santo Antônio, o Lar da Caridade e a Nossa Casa. A equipe da campanha pede prioridade para doação de agasalhos mais pesados, como casacos, blusões e calças grossas, além de roupas infantis e de cama.

A Campanha do Agasalho de Bento é coordenada pelo gabinete da primeira-dama e pela Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES) e tem como lema neste ano "Vamos juntos espalhar o amor e a solidariedade". As arrecadações vão até o dia 15 de julho.

Em Caxias, campanha disponibiliza caixas em condomínios

 A 20ª Campanha do Agasalho de Caxias do Sul começou no último sábado (13) com o tema "Mais do que doar, fazer sorrir!". Em função da pandemia de coronavírus, não foi realizada a tradicional arrecadação de doações na Praça Dante Alighieri e, ao contrário dos outros anos, agora não haverá caixas de coleta em escolas, em virtude da suspensão das aulas presenciais, e nem nos ônibus da Visate, segundo o coordenador da campanha José Ademir Theodoro. 

No caso da empresa de transporte urbano, Theodoro reforça que há caixas nas duas EPIs e na sede da empresa. No comércio, são mais de 250 pontos confirmados, mas a organização acredita que o número deve ficar bem maior, uma vez que, neste ano, a novidade é a coleta em condomínios. Síndicos que quiserem adquirir uma caixa devem entrar em contato com a Fundação Caxias pelo telefone (54) 3223-0528. O mesmo contato deve ser feito para que a fundação recolha as peças, uma vez que a caixa estiver cheia. Individualmente, pessoas que estiverem com um grande volume de doações também podem solicitar que a fundação vá buscá-las.

A higienização é parte importante do processo e será feita em três momentos em Caxias, primeiro por aqueles que desejarem doar: aqui, a orientação é lavar as peças, colocá-las em sacos e higienizar também as embalagens antes de destiná-las à campanha. Quando chegarem à fundação, as roupas permanecerão em isolamento por cinco dias antes de serem encaminhadas à equipe de triagem. Nessa segunda etapa, cinco profissionais vão utilizar máscaras e álcool gel enquanto realizarem a separação das peças. Quando as peças estiverem em sacos, estes também serão higienizados antes de serem recolhidos pelas entidades beneficiadas. Os representantes das entidades, por sua vez, devem usar máscara para retirar a doação e higienizá-la mais uma vez antes de repassar à população.

O coordenador da ação informa que já se tem informação de peças coletadas pela cidade, mas os números devem ser contabilizados e divulgados até a próxima semana, quando a triagem começará. A ideia é repassar as atualizações a cada segunda-feira. Em Caxias, a campanha se estende até 28 de julho.

Leia também
Moradores de Caxias são excluídos da segunda parcela do auxílio emergencial
Documentário "Nem Eu Sei Tudo", que estreia nesta quinta-feira, retrata a cena hip hop em Bento Gonçalves
Para inibir ladrões, comunidade espalhou câmeras por Galópolis, em Caxias do Sul

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros