Voluntários produzem aventais para doar ao Hospital Pompéia, em Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Solidariedade11/05/2020 | 18h47Atualizada em 11/05/2020 | 18h47

Voluntários produzem aventais para doar ao Hospital Pompéia, em Caxias do Sul

Equipamento de segurança é utilizado por profissionais de saúde que atuam no combate ao coronavírus

Voluntários produzem aventais para doar ao Hospital Pompéia, em Caxias do Sul Divugalção/Divulgação
Foto: Divugalção / Divulgação

Desde o dia 30 de abril, um grupo de voluntárias se juntou para confeccionar equipamentos de proteção individual (EPIs) para o Hospital Pompéia, de Caxias do Sul. São aventais utilizados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e confeccionados com TNT. 

— A gente tem conhecidos dentro do hospital, pessoas que trabalham no hospital. E nos falaram das dificuldades que estavam para conseguir o equipamento. A gente se reuniu num grupo de amigos e começamos uma campanha para arrecadar dinheiro e comprar as peças do TNT, depois para cortar e costurar — conta a professora aposentada Salete Bernardi Silveira, que é uma das envolvidas na iniciativa. 

A produção das costureiras já confeccionou mais de 400 peças. No entanto, para fazê-las, o grupo conta com doações de TNT ou de dinheiro, para viabilizar a compra do material. 

— Já arrecadamos R$ 3,9 mil. Desse valor, eu comprei as peças. Já estamos com 60 rolas de 50 metros — explica. 

Para viabilizar o auxílio ao Hospital Pompéia, cerca de 20 pessoas estão envolvidas na costura e corte dos materiais. Além disso, mais de 50 ajudaram com doações em dinheiro. 

— Tem uma empresa, uma confecção de uma amiga nossa, que corta os moldes, a Bazar RaioX. Então, nós levamos todas as peças para ela, porque eles têm todos os equipamentos para corte. Aí ela faz o molde, depois eu vou lá, retiro e distribuo para quem vai ajudando (a costurar). Conseguimos também uma empresa que costurou, deu um dia de serviço para nós, a Delyz indústria e comércio de confecções — expõe Salete. 

A voluntária conta que além de confeccionar os aventais de proteção, elas também auxiliam com máscaras, que são feitas os retalhos oriundos do TNT. 

— No hospital Medianeira, eles fornecem máscara para os acompanhantes dos quartos, eles estão dando as máscaras. Então, o que a gente fez, os retalhos que sobraram, viram máscaras — conta. 

Os interessados em ajudar com doação de TNT, dinheiro ou com mão-de-obra, podem entrar em contato pelo (54) 9 9159-4638. 

— A gente pode fazer alguma coisa — finaliza Salete.

Leia também:
Sem aulas presenciais desde março, escola em Caxias ilumina-se de verde para representar esperança
Moradores relatam água suja e cortes no abastecimento no bairro Cidade Industrial, em Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros